SERVANT

M. Night Shyamalan é processado por plágio em série

Em ação judicial, a diretora Francesca Gregorini alega que a série Servant copiou o filme Emanuel and the Truth About Fishes (2013)

Redação

Publicado em 15/01/2025, às 16h34
M. Night Shyamalan (Foto: Gilbert Carrasquillo/GC Images)
M. Night Shyamalan (Foto: Gilbert Carrasquillo/GC Images)

Diretor de filmes como Armadilha (2024), O Sexto Sentido (1999) e Corpo Fechado (2000), M. Night Shyamalan foi processado em US$ 81 milhões, aproximadamente R$ 490 milhões na cotação atual, por suposto plágio na série Servant, disponível no catálogo do Apple TV+.

Segundo informações da Variety, Francesca Gregorini, diretora italiana, entrou com ação legal contra o cineasta e a Apple. Segundo a acusação, a empresa e Shyamalan teriam copiado o filme Emanuel and the Truth About Fishes (2013) e o seriado "não existiria" se o longa nunca tivesse sido lançado.

Por exemplo, o advogado Patrick Arenz cita algumas semelhanças, como cenas de ambas produções sobre uma mãe delirante que cuida de uma boneca ao pensar se tratar de uma criança real, com a ajuda de uma babá.

O processo surgiu em 2020, mas virou conhecimento público apenas no começo de 2025. No tribunal, compareceram M. Night Shyamalan, Matt Cherniss (chefe de programação da Apple), a produtora Taylor Latham e Tony Basgallop (criador de Servant).

Representantes de Basgallop relataram como o seriado foi idealizado e estava em produção anos antes de Francesca Gregorini lançar Emanuel and the Truth About Fishes. Para ele, a cineasta quer a indenização milionária "por um trabalho que não fez."

A verdade é que os criadores de Servant não devem nada à ela.

+++LEIA MAIS: M. Night Shyamalan ajudou Steven Spielberg no roteiro de Indiana Jones 4
+++LEIA MAIS: Os melhores filmes de M. Night Shyamalan: De O Sexto Sentido a Vidro [LISTA]
+++LEIA MAIS: O Sexto Sentido: Haley Joel Osment revela que guarda fitas com mensagens de Bruce Willis
+++LEIA MAIS: Armadilha, novo filme de M. Night Shyamalan, estreia nas plataformas digitais
+++LEIA MAIS: Por que a crítica detesta os filmes de M. Night Shyamalan? Diretor opina