Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / LUTO

Maguila, um dos maiores nomes do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

O ex-atleta faleceu nesta quinta, 24, e conviveu por muitos anos com um quadro de demência pugilística

Maguila (Foto: Arquivo pessoal)
Maguila (Foto: Arquivo pessoal)

O ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta, 24, aos 66 anos. A informação foi dada pelo programa Balanço Geral, da Record. O ex-atleta enfrentou um quadro de demência pugilística por muitos anos. Ele vivia no interior do estado de São Paulo.

Em entrevista ao programa, Irani Pinheiro, esposa de Maguila, confirmou o falecimento da lenda do boxe brasileiro: A gente teve momentos bons, momentos ruins, mas deus sempre esteve conosco”, disse.

+++LEIA MAIS: Vladimir Carvalho, representante do Cinema Novo, morre aos 89 anos

No ano de 2013, Maguila recebeu um diagnóstico de encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença que não tem cura. Uma provável causa para o desenvolvimento da condição seriam os golpes que atingiram sua cabeça durante os anos como pugilista. 

Maguila nasceu em Aracaju,  capital do estado de Sergipe e teve uma carreira de 17 anos como boxeador. Ao longo dessas quase duas décadas protagonizou 77 vitórias - sendo 61 por nocaute - e apenas sete derrotas. Competidor na categoria peso-pesado, uma das marcas do lutador era o soco com a mão direita.

+++LEIA MAIS: Morre Ron Ely, que interpretou Tarzan nos anos 1960, aos 86 anos

Durante a carreira conquistou títulos como campeão brasileiro, Sul-Americano, Latino-Americano, campeão das Américas, pentacampeão continental e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe (WBF).

Há alguns dias um vídeo de uma antiga do boxeador viralizou. Em entrevista ao programa 25ª Hora, da Record em 1992, Maguila foi questionado sobre relações homoafetivas. "“Eu tenho um filho de cinco anos. Se eu vir um homem beijando o outro, e ele me perguntar: ‘Pai, o que é isso, um homem beijando o outro?’. Eu digo: ‘Todos os dois são ‘viados’. Pronto.”

+++LEIA MAIS: Antonio Cicero, compositor e poeta membro da ABL, morre aos 79 anos