Selecionamos os artistas que mais foram esnobados na 62ª edição da premiação
Aconteceu na noite do último domingo, 26, o Grammy 2020. A grande vencedora da noite foi Billie Eilish, que venceu nas quatro categorias principais Álbum do Ano, Gravação do Ano, Música do Ano e Artista Revelação.
É claro que nesses eventos, muitas opiniões parecem bater de frente com as decisões oficiais das instituições que estão premiando, e não há nada mais normal que isso. Mas alguns artistas as vezes sofrem injustiças um tanto quanto inexplicáveis ao perderem a disputa, ou até mesmo serem deixados totalmente de fora.
+++LEIA MAIS: Ozzy Osbourne aparece de bengala e calado no Grammy 2020 - e assusta a internet
Veja abaixo aquelas que foram, na nossa opinão, as maiores vítimas de injustiças da 62ª edição da premiação.
Todo o sucesso e todos as marcas históricas conquistadas pelo BTS no ano passado parecem ter sido ignorados pelo Grammy 2020, já que o fenômeno do k-pop não foi indicado em nenhuma categoria.
Lançado em abril de 2019, Map of the Soul: Persona chegou ao topo da lista da Billboard dos 200 discos mais ouvidos, além de ter vendido mais de três milhões de cópias; foi responsável por igualá-los aos Beatles no número de discos a atingir o topo da lista em menos de um ano; chegou ao topo das paras no Reino Unido, Escócia, Nova Zelândia e Australia (primeiro grupo coreano a conseguir o feito nesses países), e a lista continua.
Apesar disso tudo, o BTS conseguiu apenas comparecer à cerimônia para participar da apresentação de Lil Nas X, do hit "Old Town Road" (que ficou incrível, a propósito).
Também lançado em abril de 2019, Cuz I Love You colocou Lizzo no posto de artista com mais indicações nessa edição do Grammy. Foram oito ao todo: Melhor Performance Solo de Pop, Melhor Álbum Urbano Contemporâneo, Melhor Performance Tradicional de R&B, Álbum do Ano, Música do Ano, Artista Revelação, Gravação do Ano e Melhor Performance R&B.
+++LEIA MAIS: Lizzo responde às criticas por usar roupa que mostra a bunda: "Beijem ela"
De todas essas, ela levou para casa três gramofones dourados, nas três primeiras categorias mencionadas acima, respectivamente pelo hit "Truth Hurts", pelo disco Cuz I Love You e pela canção "Jerome".
A cantora chegou ao Grammy 2020 com um total de cinco indicações: Álbum do Ano (por thank u, next), Gravação do Ano (por "7 Rings"), Melhor Performance Solo de Pop (por "7 Rings"), Melhor Álbum de Pop Vocal (por thank u, next) e Melhor Dupla de Pop/Performance de Grupo (por "Boyfriend", que conta com a participação de Social House).
+++LEIA MAIS: Billie Eilish realmente disse que Ariana Grande merecia o Grammy 2020 mais do que ela?
De todas essas indicações, Ariana Grande levou para casa um total surpreendente de zero gramofones dourados.
Assim como Ariana Grande, H.E.R. disputou cinco categorias e não venceu em nenhum delas.
+++LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: H.E.R faz um verdadeiro espetáculo de R&B que poucos viram
A cantora, que tocou no Rock in Rio 2019, concorreu a Álbum do Ano (por I Used to Know Her), Gravação do Ano (por "Hard Place"), Música do Ano (por "Hard Place"), Melhor Música R&B do Ano (por "Could've Been") e Melhor Performance de R&B (por "Could've Been").
A cantora nem sequer compareceu à cerimônia, e no fim das contas perdeu apenas uma de quatro chances que teve de subir ao palco para receber o prêmio.
+++LEIA MAIS: O Rei Leão: Elton John critica trilha sonora da nova versão: "foi uma enorme decepção"
Beyoncé concorreu nas categorias Melhor Álbum de Pop Vocal (por The Lion King: The Gift), Melhor Música Escrita Para Mídia Visual (por "Spirit", e que perdeu para "I'll Never Love Again" escrita por Lady Gaga para Nasce Uma Estrela), Melhor Performance Solo de Pop (por "Spirit") e a única que venceu: Melhor Filme Musical (por Homecoming).
Lana Del Rey não concorreu a muitas categorias. Foram apenas duas, mas duas importantíssimas: Álbum do Ano, por Normal Fucking Rockwell, e Música do Ano, pela faixa homônima.
Apesar do sucesso da música e da qualidade elevada do disco como um todo, a cantora não levou nenhum gramofone dourado para casa.
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL