O Mistério do Samba conta a história da Velha Guarda da Portela; Marisa Monte cuidou do roteiro
A organização do Festival de Cannes anunciou mais um longa brasileiro em sua lista de filmes. O Mistério do Samba, dirigido por Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, fará sua estréia mundial no dia 25, data final da premiação.
O documentário encerra a mostra Cinèma de la Plage e tem roteiro assinado por Marisa Monte, que também aparece na obra. O filme ficou pronto depois de dez anos de pesquisas sobre a comunidade da Portela, as músicas e os sambistas. Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola fazem parte da escola e também estão nas imagens. O doc deve chegar às telas brasileiras no segundo semestre de 2008.
Blindness, de Fernando Meirelles (adaptção do livro Ensaio Sobre a Cegueira, do escritor José Saramago) abre a mostra competitiva na quarta, 14. Mais três brasileiros participam do festival: Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas, A Festa da Menina Morta, estréia de Matheus Nachtergaele na direção (exibido na mostra Un Certain Regard, fora da competição) e o curta O Som e o Resto, de André Lavaquial.