A Rolling Stone estará lá
O rapper Mano Brown é o entrevistado do programa Roda Viva (TV Cultura) desta segunda-feira, 24. O líder do Racionais MC's começa a responder perguntas às 22h40.
O editor-chefe da Rolling Stone, Ricardo Franca Cruz, é um dos entrevistadores. Estarão na bancada, ainda, a psicanalista Maria Rita Kehl, o escritor e professor Paulo Lins (autor de Cidade de Deus); o comentarista da TV Cultura Renato Lombardi, o editor da revista Trip, Paulo Lima, e o jornalista José Nêumane, além do apresentador e mediador do Roda Viva, o jornalista Paulo Markun.
Mano Brown esteve nos noticiários neste ano especialmente por causa do quebra-quebra ocorrido durante o show dos Racionais na Praça da Sé, durante a Virada Cultural paulistana, em maio.
O rapper e seu grupo também foram notícia por causa do lançamento de Mil Trutas Mil Tretas, primeiro DVD da banda, que reúne shows feitos desde 2002, com cenas de bastidores, viagens e conversas entre os integrantes (além de Brown, os rappers Ice Blue, Edy Rock e o DJ KL Jay).
A sinopse do programa, divulgada pela emissora, afirma que o rapper "diz que a consciência de raça do líder negro americano Malcom X o fez compreender coisas que estavam ao seu lado e que ele não entendia".
A prévia caracteriza Brown como "polêmico", citando teorias, atribuídas a ele, de que o desemprego só tende a aumentar com a competição, que falta comida, mas não falta arma, e que droga é um problema geral e não desestrutura apenas a periferia.
A periferia da capital paulista foi exatamente o berço do grupo, formado em 1988. Desde então, os Racionais MC's já venderam mais de um milhão de CDs.