Marcelo D2 e Luiza Machado abrirão as portas do Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come - IBORU nesta quinta-feira, 25, com exposição de Wilmore Oliveira
Em uma expansão vibrante de sua visão artística, Marcelo D2, em parceria com Luiza Machado, abre as portas do Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come - IBORU. Localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, o espaço funcionará entre 25 de janeiro e 22 de março, marcando não apenas um novo capítulo na trajetória inovadora do artista, mas também o lançamento da exposição Linhagem Suburbana, do fotógrafo Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, com curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado.
Ver essa foto no Instagram
O Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come - IBORU representa um avanço significativo do novo samba tradicional, movimento criado por Marcelo D2, que em 2023 já havia impactado o cenário cultural brasileiro com a Ocupação IBORU, que aconteceu no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, recebendo mais de 120 mil visitantes. O projeto foi um desdobramento do álbum de mesmo nome, apontado pela APCA como um dos melhores do último ano.
Ver essa foto no Instagram
Se em 2023, Marcelo D2 e Luiza Machado uniram arte, moda, educação, tecnologia e comportamento sob a batuta deste novo samba tradicional, agora, o foco é ainda mais direcionado à música.
Em 2024, a musicalidade do artista assume o protagonismo nesse novo espaço, refletindo a contínua busca de Marcelo D2 por experimentações sonoras e compartilhamento de seu processo criativo.
O centro abrigará ainda uma série de eventos e atividades, incluindo ensaios abertos de Marcelo D2 com convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates.
Ver essa foto no Instagram
Um dos destaques será a estreia da exposição Linhagem Suburbana, de Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, sob a curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado. A individual, contendo 22 fotografias de rua, ocupa o terceiro andar do espaço e promete apresentar um olhar único e potente sobre o cotidiano do subúrbio carioca.
Ver essa foto no Instagram
Talvez seja isso que nos aproximou tanto, a gente sabe muito bem (muito bem mesmo) o que é ser um suburbano. Temos orgulho disso, claro, mas mais do que isso a gente sabe os códigos, a conduta, o olhar e o que isso impacta nas nossas vidas.
Conheci o Wil (Youknowmyface) trabalhando e em poucas palavras nos entendemos. Eu sei que ele cresceu me ouvindo e nas primeiras fotos que vi dele sabia que ele tinha o mesmo olhar que eu tenho sobre a Zona Norte do Rio. Quanto mais a gente viajava o mundo juntos, mais eu sentia que sim, nós somos de uma linhagem suburbana, uma espécie de dinastia que aprendeu a amar a cadeira no portão, o calote no ônibus, a média com pão na chapa.
Dividimos essa exposição em três atos:
Então, senhoras e senhores, a Pupila Dilatada traz até vocês YOUKNOWMYFACE encontra IBORU, o subúrbio do Rio de Janeiro pelo mundo.
Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, é um fotógrafo autodidata de 35 anos nascido e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O desejo da adolescência em ser um fotojornalista reflete hoje em imagens que captam a simplicidade do cotidiano, revelando de forma empática detalhes emocionais que passam despercebidos ao olhar comum. Seu acervo manifesta suas experiências de vida - um garoto do subúrbio extremamente sensível às nuances do seu entorno e que tem prazer em contar histórias através da fotografia.
Ver essa foto no Instagram
Serviço Local: Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come - IBORU
Endereço: R. Sete de Setembro, 43 - Centro, RJ
Data: De 25 de Janeiro a 22 de Março Horário: Terça a Sábado, das 11h às 19h
Programação gratuita, por ordem de chegada e sujeita a lotação
Confira a programação completa no Instagram do artista - @marcelod2
O Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come - IBORU é mais do que um espaço físico; é uma celebração da cultura brasileira e uma ode ao talento e criatividade sem fronteiras de Marcelo D2. O projeto, não apenas continua, mas também expande a história do multiverso "IBORU", oferecendo um espaço único para a expressão artística e a experimentação musical.