LUTO

Marcelo VIPs, golpista vivido por Wagner Moura no cinema, morre aos 49 anos

Marcelo Nascimento da Rocha ficou conhecido por aplicar uma série de golpes, que foram retratados em documentário e filme

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Marcelo VIPs, golpista vivido por Wagner Moura no cinema, morre aos 49 anos (Fotos: Reprodução)

Conhecido como “Marcelo VIPs“, o paranaense Marcelo Nascimento da Rocha morreu aos 49 anos na última terça-feira, dia 9 de dezembro, em Joinville (SC). Natural de Maringá, mas vivendo em Curitiba, ele estava na cidade para uma temporada de trabalho. O enterro acontece nesta quarta-feira, dia 10, em São José dos Pinhais, no Paraná.

Segundo o advogado Nilton Ribeiro, do escritório que atendia Marcelo, ele morreu em decorrência de cirrose hepática,  que substitui o tecido saudável do fígado por cicatrizes, prejudicando o funcionamento do órgão. A doença crônica é, normalmente, causada pelo consumo excessivo de álcool, hepatites virais (B e C) ou gordura no fígado.

Marcelo VIPs ficou conhecido por aplicar diversos golpes, inclusive ao tentar se passar por proprietário da companhia aérea Gol, o que o levou a ser preso diversas vezes. Em 2010, a sua história foi contada duas vezes nos cinemas: no documentário VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso, dirigido por Mariana Caltabiano, e em VIPs, longa com Wagner Moura (O Agente Secreto) no papel do golpista.

LEIA TAMBÉM: Com O Agente Secreto e Wagner Moura, Globo de Ouro 2026 divulga lista de indicados

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: wagner moura