Marília Mendonça alcançou a quarta posição na parada Billboard em Brasil Songs e quebra recordes no Spotify com músicas póstumas
Marília Mendonça continua quebrando recordes mesmo após a sua morte. No dia 22 de julho, o que seria data do seu aniversário, foi lançado o EP póstumo Decretos Reais, Vol. 1, projeto conjunto da família de Mendonça, sua antiga gravadora Som Livre e sua editora WorkShow.
A faixa “Te Amo Demais” alcançou o primeiro lugar na parada Daily Top Artists Brasil do Spotify, e entrou na parada Daily Top Songs Global do Spotify na posição #72, no dia do lançamento. É a primeira vez que uma música de Mendonça atinge o marco (via Billboard).
Além do Spotify, a canção também estreou em quarta posição na parada da Billboard em Brasil Songs no dia 6 de agosto, e se manteve até a semana seguinte.
“Independentemente de onde ela teria nascido, Marília teria sido um grande sucesso”, diz Marcelo Soares, o chefe da gravadora à Billboard.
Mendonça também é a primeira artista brasileira a atingir 8 bilhões de streams no Spotify e com mais seguidores na Deezer. Sua carreira ficou marcada como pioneira da música "sofrência" com a faixa "Infiel," e "Sentimento Louco." Quase um ano depois de sua morte, sua música continua reinando no Brasil — no primeiro semestre de 2022 ela foi a artista mais transmitida no Spotify no país.
Seu sucesso abriu caminho para outras artistas femininas no sertanejo, Marília começou sua carreira como compositora de outros artistas – que depois incluiu estrelas como Gusttavo Lima , Jorge & Mateus e Zé Neto & Cristiano.
“Ela se tornou um símbolo de resiliência para as mulheres de todo o país”, diz Soares, referindo-se às letras de muitas das músicas de Mendonça que abordavam o empoderamento e a liberdade femininos.
O EP Decretos Reais, Vol. 1 contém quatro faixas de outros compositores da cena sertaneja e MPB, gravadas em live por Mendonça em maio de 2021. Cada canção foi escolhida a dedo pela Som Livre, WorkShow e a família da cantora.
Segundo Soares, a Som Livre planeja lançar ainda mais músicas póstumas do grande catálogo de composições da cantora: “Esperamos ter algo novo até o final do ano”, diz, acrescentando que os próximos projetos prometem explorar a sofrência com mais intensidade.
A WorkShow, gestora e editora de música sediada em Goiânia, administra o catálogo de músicas de Mendonça. A companhia não abriu quantas composições estão no catálogo da arsitas, no entanto, segundo a apuração da Billboard, Mendonça tem 334 composições e 440 gravações sonoras registradas na Abramus, Associação de direitos autorais de artistas musicais vinculada ao ECAD.
Ver essa foto no Instagram