A artista fez um discurso emocionado agradecendo à mãe, à equipe e aos colaboradores, incluindo o Dr. Dre e o Method Man e os fãs
Artigo publicado em 20 de outubro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
Mary J. Bligeé uma das maiores cantoras de todos os tempos e a rainha do hip-hop soul. Após uma espera de sete anos desde que se tornou elegível (e uma indicação em 2021), ela finalmente é uma integrante do Rock and Roll Hall of Fame.
Blige não é estranha ao palco do Rock Hall, tendo apresentado as introduções para os colegas R&B lendas Solomon Burke e Nina Simone em 2001 e 2018, mas no sábado, a veterana negligenciada pelo Hall of Fame finalmente recebeu suas próprias flores, em vez de entregá-las a outra pessoa.
+++LEIA MAIS: Cher, Ozzy Osbourne e Mary J. Blige entram para o Hall da Fama do Rock
De todos os nomes mencionados, de amigos, família e colaboradores musicais, uma pessoa estava notavelmente ausente: Sean Combs, o magnata desacreditado que ajudou Blige no início de sua carreira e produziu vários de seus discos, incluindo o álbum de estreia What's the 411?(1992) assim como seu marco My Life (1994).
Introduzindo Blige no sábado estavam seus amigos e colaboradores de longa data, Dr. Dre e Method Man.
+++LEIA MAIS: Por que 50 Cent aceitou participar do show do intervalo do Super Bowl 2022?
"Vamos encarar a realidade, você não apenas escuta um álbum da Mary. Você sente isso na sua alma," disse Dre. "Cada sílaba, seus vocais emocionais capturam a dor e a cultura, mas suas mensagens de resiliência, de esperança e luz são um caminho para a cura. Quando você escuta Mary, somos lembrados de que não estamos sozinhos no desamor."
Leia seu discurso completo abaixo.
+++LEIA MAIS: Hall da Fama do Rock 2024: Ozzy Osbourne não cantará na cerimônia
"Muito obrigada a todos vocês. Vocês conseguem me ouvir? Está bem? Muito obrigada, pessoal. Uau. Isso é, isso é muita coisa. Isso é muita coisa, e como eu disse ontem a todas as pessoas que sabem quem eu sou e de onde venho, gente, levou muito tempo para chegar aqui, e houve momentos na minha vida que eu não achei que estaria aqui, mas estou. Estou grata.
Quero agradecer a John Sykes e Rick Krim, pela indicação. E a todos vocês que votaram, muito obrigada, eu aprecio muito. Tenho que começar, antes de tudo, dando louvor e agradecimento e honra e toda a glória ao Altíssimo Deus. Ao meu Senhor, ao meu salvador, Jesus Cristo. Porque se não fosse por Ele, estou dizendo a vocês, nada disso existiria.
+++LEIA MAIS: Leia o humilde discurso de Ozzy Osbourne no Hall da Fama do Rock and Roll
Se você é fã de Mary J. Blige, sabe que eu precisava de Deus. Eu precisava de algo além dos homens. Quero agradecer à minha mãe. Mamãe, eu te amo muito. Eu te vi lutar como mãe solteira criando seus dois filhos em um projeto que poderia ter sido quase uma prisão, e você fez isso por nós. Eu não estaria aqui se não fosse por você. Eu te amo muito. Você me impulsionou além do que eu achava que era capaz, só com sua força.
Quero agradecer à minha família em Nova Iorque, minha família na Geórgia, minha família em todo lugar. Eu tenho família em todos os lugares. Quero agradecer aos meus incríveis amigos. Eu tenho alguns amigos incríveis que me sustentam, me levantam, e vou ver todos vocês de volta lá em cima na próxima semana, e vamos continuar celebrando. Obrigada à bela e talentosa Ella Mae, uma verdadeira, uma maravilhosa, e ao talentoso Lucky Daye. Eu amo vocês e os aprecio muito. Vocês são pessoas lindas e artistas incríveis, e estou tão orgulhosa do que vocês estão fazendo no R&B, o futuro do R&B, vocês estão arrasando.
Quero dar um agradecimento especial a dois dos meus amigos de longa data que realmente incorporam o que significa ser amigo e irmão. Vocês sempre estiveram lá para mim, desde a música até a televisão. Method Man e Dr. Dre. Eu amo vocês, eu amo vocês e aprecio muito. Esses caras estão aqui comigo hoje, e são meus amigos. Eu estava no álbum Share My World (1997), ou algo assim, e eu não tinha nenhum Grammy. Mas então eu fiz "You’re All I Need" com Method Man, e ganhei meu primeiro Grammy com Method Man.
E então, um dia, eu estava em casa, cuidando da minha vida, trabalhando duro como sempre, e meus incríveis amigos, Dr. Dre e Jimmy Iovine, me ligaram e disseram: 'Ei, Mary, você quer fazer parte desse pequeno programa?' Eu disse, 'Claro, qualquer coisa para Dre'. E era o Super Bowl. Eu ganhei meu primeiro Emmy com Dr. Dre e a performance no Super Bowl. Estou muito grata. É sobre isso que a amizade se trata, vencer juntos. Obrigada, rapazes, por estarem comigo aqui esta noite.
+++LEIA MAIS: Ozzy Osbourne é 'a Betty White' do rock, segundo Peter Frampton
Se você está neste ramo, talento exige uma equipe para ser formidável e incrível. Troca é o processo da vida, e quando você para de trocar, você estagna. Quero dar um grande agradecimento especial à minha equipe que me ajuda a ser formidável em todos os meus empreendimentos. Eu amo vocês e obrigada por me ajudarem. Obrigada, Lou, Peggy, Sherry, Robin. Eu amo todos vocês. Quando fui até vocês, eu estava recém-divorciada e sem dinheiro, mas nós conseguimos. Amanda Silverman da empresa lede, Dina Mariah, do escritório de advocacia Lapolt, minha irmã LaTonya e a equipe Blue Butterfly, minha companhia de produção, meu irmãozinho. Quero agradecer ao meu time de segurança, que me protege e me segura nas ruas, e quero agradecer ao pessoal do glamour por me fazer sentir tão bonita esta noite.
Aos meus fãs, aos meus fãs, aos meus fãs. Aos meus fãs, vocês suportaram sangue, suor e lágrimas comigo e me ajudaram a curar tanto quanto vocês disseram que eu ajudei vocês a curar. Nada disso seria possível se não fosse por vocês nos apoiarem e nos aplaudirem. Eu não estaria aqui se vocês não torcessem por mim, se vocês não comprassem esses discos. Não existem palavras que possam expressar tudo o que vocês fizeram por mim e o quanto eu sou grata.
É imperativo que eu diga isso agora a todos os artistas que são meus colegas e aos artistas que estão começando. O milagre está no movimento. Fé sem trabalho é morta. Continue acreditando e continue se movendo, para que Deus possa receber a maior glória através do seu testemunho, para que você possa ajudar alguém. Não é o suficiente apenas ser bonito e talentoso. Não é o suficiente. Sustentar vem de ter humildade e da forma como você se trata e trata os outros. A vida é cheia de picos e vales. Então, tenha cuidado como você trata os outros, porque você nunca sabe de quem vai precisar ao subir ou ao descer.
Então eu digo isso: Mova-se com graça. Confie no processo da sua jornada, compartilhe sua sabedoria e amor e respeito com todos que cruzam seu caminho. Ofereça perdão porque todos nós somos obras em progresso. Você não precisa esperar até ser perfeito para se sentir digno. Você é digno. Você é digno. E quando eu digo isso, quando eu estava no meu pior, eu não sabia disso, mas Deus aprovou em mim no meu pior, e Ele ainda aprova em mim e aprova em todos nós. Então, continue fazendo o trabalho que você está fazendo. Isto é história para mim, minha família e meus amigos, e esta noite, eu compartilho esta introdução com cada um de vocês.
+++LEIA MAIS: Liam Gallagher ataca Hall da Fama do Rock após indicação: 'f*da-se'
Estou quase acabando. Se eu parasse tudo hoje, gostaria de ser lembrada como alguém que não teve medo de dar sua vida pela sua música para ajudar a curar, elevar e tocar a vida dos outros. Estou muito grata pela sabedoria, conhecimento, compreensão e autoconsciência, compaixão, paciência. A paciência eu ainda estou trabalhando. Eu não tenho muita paciência, mas estou chegando lá. Estou muito grata, muito grata por tudo. Eu amo vocês. Vocês são minha família.
Para meus fãs, vocês sabem como é. Janeiro. Esta coisa está se movendo tão rápido. Eu tenho mais algumas coisas para dizer, mas não posso dizer.
+++LEIA MAIS: Missy Elliott se torna a primeira rapper feminina a entrar no Hall da Fama do Rock
Estou grata por ser amada, e sou capaz agora de dar amor. Quando eu disse que queria ser feliz, eu realmente quis dizer isso. E não estou falando apenas da felicidade em que você está iludido e acha que está tudo bem. Estou falando sobre a felicidade em que você sabe que haverá provas, mas você vai sorrir de qualquer maneira, porque acredita que vai superar. Esse tipo de felicidade. Estou construindo para expansão. Estou construindo para longevidade. Estou construindo para o legado, e estou construindo para a história. Todo este tempo eu estava construindo para ser uma estrela do rock, e não agora. A rainha do hip-hop soul é uma estrela do rock. Obrigada."