Em 2023, Matty Healy foi acusado de fazer saudação nazista e rir de piadas racistas feitas contra Ice Spice
Em um ano bastante polêmico, Matty Healy, vocalista e frontman do The 1975, foi acusado de fazer saudação nazista em show e foi alvo de críticas após rir de piadas racistas e xenofóbicas feitas contra a rapper Ice Spice. Agora, o cantor pediu desculpas a quem "magoou" quando interpretou "papel de estrela do rock do século XXI."
Durante show no Hollywood Bowl (via NME), Healy mostrou arrependimento pelo comportamento em shows da banda em 2023. "Como algumas de minhas ações magoaram algumas pessoas, peço desculpas a essas pessoas e prometo fazer melhor no futuro. Veja, como artista, quero criar um ambiente para me apresentar onde nem tudo o que faço seja interpretado literalmente," afirmou.
+++LEIA MAIS: "The 1975 é uma merd* e não tem nada a ver com rock", diz Noel Gallagher
Em seguida, o artista definiu toda essa situação polêmica como "complicada": "Às vezes, fingir é a única maneira de realmente descobrir quem você é. E provavelmente também se poderia dizer que os homens preferem fazer imitações ofensivas para chamar a atenção do que ir à terapia."
Matty Healy apologizes for his past actions during The 1975’s show at the Hollywood Bowl:
— Be A Positive Person (@ToddRoss_tross) October 3, 2023
“Because some of my actions have hurt some people, I apologize to those people and I pledge to do better moving forward.” pic.twitter.com/h9toN0f1m8
Durante apresentação no Glastonbury Festival 2023 na noite do dia 24 de junho de 2023, a cantora Rina Sawayama mandou indiretas a Matty Healy, polêmico vocalista e frontman do The 1975. O cantor recebeu algumas denúncias de racismo e até fez gesto nazista durante show.
+++LEIA MAIS: Noel Gallagher se diz culpado pelo término de Taylor Swift e Matty Healy, do The 1975
Momentos antes de cantar a música "STFU!," lançada em 2020, Sawayama aproveitou para alfinetar um certo alguém. "Escrevi essa porque estava cansada dessas microagressões. Essa vai para um homem branco que assiste Ghetto Gaggers [categoria de filme pornô] e zomba de pessoas asiáticas em um podcast. Ele também é dono dos meus masters. Estou farta," afirmou a artista.
Afinal, o que ela quis dizer com "dono dos meus masters"? Então, Rina Sawayama tem contrato com a gravadora Dirty Hit, a qual tem dois coproprietários: Jamie Oborne e Matty Healy. Já o podcast do qual a cantora se referiu no show é um episódio excluído de The Adam Friedland, segundo informações do The Forty-Five.
No podcast em questão, era possível ouvir risadas de Healy após comentários preconceituosos sobre asiáticos e a rapper Ice Spice. O apresentador, Adam Friedland, referiu-se a Spice como "essa senhora chinesa gordinha. 'Sim, eu faço rap e música.' Eles falam assim? Os Inuits [membro de um povo indígena do norte do Canadá e partes da Groenlândia e do Alasca] falam assim?" Em seguida, Friedland começou a zoar dos sotaques chineses e havaianos enquanto o cantor ria.
Rina Sawayama para Matty Healy antes de cantar 'STFU!' no Glastonbury:
— We In The Crowd (@weinthecrowd) June 24, 2023
"Escrevi essa pois estava cansada dessas micro-agressões. Essa vai para um homem branco que assiste ghetto gaggers e zomba de pessoas asiáticas em um podcast. Ele também é dono dos meus masters. Estou farta.” pic.twitter.com/dE2379xVzW
Durante entrevista ao The New Yorker, Healy comentou sobre a polêmica do podcast e se mostrou bastante indiferente. "Mas isso realmente não importa. Ninguém fica sentado à noite em frente ao computador, e o namorado chega e diz: 'O que há de errado, querida?' e elas dizem, 'É apenas uma coisa com Matty Healy.' Isso não acontece," afirmou.
Se isso acontecer, ou você está iludido, ou, desculpe, é um mentiroso. Ou você está mentindo que está magoado ou está um pouco maluco por estar magoado. São apenas pessoas dizendo: 'Ah, tem uma coisa ruim ali, deixa eu chegar o mais perto possível pra você ver como eu sou bom.' E eu meio que quero que eles façam isso, porque eles estão demonstrando algo de nível básico.