Adaptação de reportagem clássica de Hunter Thompson chegava aos cinemas em maio de 98 com Johnny Depp no papel principal
A adaptação cinematográfica da reportagem Medo e Delírio em Las Vegas, de Hunter Thompson, completa dez anos neste 22 de maio. Dirigido por Terry Gillian (Monty Python), o filme mostra a jornada do próprio repórter (interpretado por Johnny Depp) e seu advogado samoano (Benicio Del Toro) na busca pelo sonho americano em um carro lotado com as mais diferentes drogas.
Na reportagem, publicada pela Rolling Stone EUA em 1971, Thompson e seu advogado estão em Las Vegas para cobrir a corrida Mint 400, e acabam se estendendo na cidade quando são convidados para uma convenção de policiais, cujo tema é o combate às drogas.
O filme passou por uma série problemas antes de sair. Hunter Thompson não autorizava a produção com Marlon Brando e Jack Nicholson. Os comediantes Dan Aykroyd e John Belushi também foram cotados, bem como John Cusack.
Foi só quando o "Doutor" conheceu Johnny Depp que veio a autorização para Terry Gillian finalmente levar a história para os cinemas. A produção custou mais de US$ 18 milhões, mas arrecadou apenas US$ 10 milhões.
Gillian nem sempre foi associado à direção, que chegou a passar pelas mãos de Martin Scorsese e Oliver Stone. As críticas pela versão do inglês para a história foram, em sua maioria, negativas, e mesmo assim, hoje o filme tem status de cult.
Recentemente, a editora Conrad lançou uma edição de Medo e Delírio em Las Vegas em livro.