Sem tricampeão Danny Way (ferido nos treinos), evento de skate com rampa de 27 metros acontece neste fim de semana com Bob Burnquist
Começa neste sábado, 22, a primeira edição do Oi Megarampa, em São Paulo. O evento reúne competições de skate e demonstrações de atletas do BMX em uma pista que tem uma rampa de 27 metros de altura e 105 de comprimento.
Na manhã desta quinta-feira, o brasileiro Bob Burnquist - um dos idealizadores da competição - e outros skatistas deram uma entrevista coletiva à imprensa em frente à megarampa, instalada no Sambódromo do Anhembi.
Pessoas ainda trabalhavam nos toques finais da pista enquanto Bob informou aos repórteres que Danny Way, criador da modalidade e um dos melhores skatistas em atividade, se machucou em um treino nesta quarta-feira, está hospitalizado e não correrá no fim de semana. "É normal, a gente toma susto todos os dias. O Danny está bem. Vivemos nesse risco e todos sabem. E sabemos que desse risco vem grande satisfação", ressaltou o brasileiro.
Outro desfalque é Pierre-Luc Gagnon, que nem estava escalado oficialmente. Devido às faltas, dois brasileiros serão os substitutos, um deles Sandro Dias, outro ainda não definido, mas a vaga está entre Cristiano Mateus e Vitor Simão. "Com os dois, será a primeira vez que tantos brasileiros entram nessa competição", explicou Bob.
Por quase uma hora de entrevista, jornalistas e skatistas debateram quedas, tempo de recuperação e a superação do medo de descer de uma rampa de 27m sobre um skate.
80 km/h num skate
Steve Caballero, lenda viva da modalidade e um dos jurados da competição, andou pela primeira vez na rampa na última quarta, e da experiência lembrou: "Ontem fiz minha primeira manobra no quarter. Me senti como se fosse a primeira vez. Passei de 44 para 12 anos na hora". O quarter pipe é o ponto final da megarampa, maior do que as rampas verticais tradicionais - esta tem 8 metros de altura, e com a velocidade alcançada pelos atletas, até 80km/h, consegue impulsionar o competidor em até 21 metros.
Sobre sua banda, a Escalera, Bob Burnquist confessou à Rolling Stone: "Pensamos em trazê-la, mas o vocalista [Ananda Moorman] tinha outros compromissos. Quem sabe numa próxima vez."
Burnquist, um dos favoritos ao troféu da competição (ele venceu provas de Megarampa em dois X-Games, contra três de Danny Way), descartou a possibilidade de ganhar com facilidade: "Vim pra cá andar de skate. Já sou vencedor de estar aqui".
Mais esportes radicais na cidade
Foi revelado durante a entrevista que uma pista de skate será construída no antigo terreno da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), na Zona Norte paulistana, e que ela será maior do que a pista reformada da cidade de São Bernardo do Campo, referência em modernidade em todo o país. Ainda não há data para o início da construção e da entrega ao público.
A Oi Megarampa acontece neste sábado e domingo - 22 e 23/11 - no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Os ingressos estão esgotados e no domingo a competição será televisionada. Confira a programação completa:
Sábado - 22/11
10h - 12h - Treino
12h30 - Portões abertos ao público
14h - 15h30 - Classificatórias
15h30 - 16h - Demo de BMX
16h - 17h30 - Melhor Manobra (Best trick) no Gap e no Quarter)
17h45 - 18h - Premiação das Melhores Manobras
Domingo - 23/11
8h - Abertura dos portões
8h30 - 10h - Treino
10h - 11h - Demo de BMX
11h30 - 12h30 - Finais TV Globo
12h - 13h - Melhor Manobra/Big Air
13h15 - 13h30 - Premiação