Serão 10 painéis com pinturas e bordados para contar a história de Rita Lee no mês mundial do Rock
Rita Lee será homenageada neste mês de julho com uma exposição na estação Campo Belo do metrô em São Paulo. Serão 10 painéis com bordados e pinturas que contam a história de vida da cantora na Linha 5 - Lilás.
A artista morreu em maio aos 75 anos em decorrência a um câncer de pulmão, a homenagem ficará exposta até o dia 31 de julho.
Rita Lee foi um dos maiores nomes da música brasileira. Embora fosse conhecida como a Rainha do Rock, a artista declarou à Rolling Stone Brasil que achava o termo cafona. De fato, seu trabalho superou gêneros musicais, temporalidade e estigmas da sociedade.
Ver essa foto no Instagram
Rita flertou com diversos estilos, passando pela bossa nova e a psicodelia, para se consolidar como uma das referências a partir dos anos 1970. Ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias esteve na banda Os Mutantes, onde foi vocalista até 1972, quando o grupo decidiu seguir por outros rumos sonoros.
Entre 1973 e 1978, Rita tocou na banda Tutti Frutti, que teve projetos atrapalhados pela ditadura militar em vigência no Brasil. Sob orientação da gravadora, passaram a assinar como “Rita Lee & Tutti-Frutti” e lançaram disco de estreia Atrás do Porto Tem uma Cidade (1974).
+++LEIA MAIS: Rita Lee é homenageada no Grammy Latino 2022
Ainda durante o período, lançou álbuns aclamados como Fruto Proibido (1975), com os hits “Agora Só Falta Você" e "Ovelha Negra," e Entradas e Bandeiras (1976). Em 1976, Lee conheceu o músico Roberto de Carvalho, com quem estabeleceu relacionamento profissional e romântico, que perdurou até os últimos momentos de sua vida.
Com Carvalho lançou seu disco autointitulado, também conhecido como Mania de Você (1979) justamente pela faixa com o mesmo nome. Em 1980, disponibilizou outro disco autointitulado, com o sucesso "Lança Perfume.”
+++ LEIA MAIS: BenzaRita! Rita Lee recebe homenagem de 9 cantoras brasileiras
Após breve separação profissional de Carvalho, quando fez a turnê Bossa 'n' Roll e lançou disco focado em rock, Rita retomou a parceria. Até o final da década de 1990 ainda construiu novos projetos, incluindo o Acústico MTV, que conta com as parcerias de peso de Cássia Eller, Paula Toller, Titãs e Milton Nascimento. Nos anos 2010, a cantora fez os últimos shows da carreira.
+++ LEIA MAIS: Manu Gavassi homenageia Rita Lee cantando 'Fruto Proibido' no Acústico MTV
Em novembro de 2022, Rita Lee foi a capa digital da Rolling Stone Brasil, quando estava prestes a receber o Lifetime Achievement Award, prêmio pelo conjunto de sua obra artística dado pelo Grammy Latino - uma conquista a mais para a cantora, que somou oito indicações e duas vitórias na premiação.
Na entrevista, Rita abordou diversos assuntos, incluindo comentários sobre seu título de Rainha do Rock: “Gosto mais de ser chamada de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona…”. A preferência por Padroeira da Liberdade surge como homenagem à batalha travada contra as tentativas de censura pela ditadura militar, que proibiu discos da artista. Parte dos documentos da época foram expostos no MIS em 2022.