Primeiras versões dos clássicos personagens do Walt Disney Studios oficialmente poderão ser usadas sem um acordo de licença
Os personagens de animação mais famosos do mundo Mickey e Minnie Mouse entrarão em domínio público em 1º de janeiro. A partir de então, a Disney não terá mais direitos autorais exclusivos sobre as primeiras versões dos personagens.
Após tantas vezes conseguir mudar a legislação para manter a propriedade do personagem, cartunistas, cineastas, romancistas, compositores – quem quer que seja – serão livres para fazer o que quiserem.
+++ LEIA MAIS: Disney perderá os direitos autorais do Mickey Mouse em 2023
Vale ressaltar que apenas a versão que aparece no curta-metragem do Steamboat Willie (1928) poderá ser usada livremente. No curta, o personagem aparece sem as luvas brancas e em preto e branco. Apenas essa versão do Mickey será de domínio público em 2024.
Outros elementos, como as luvas e as cores que conhecemos hoje, foram introduzidos em versões posteriores que ainda estarão protegidas pela lei de copyright por mais alguns anos. Além disso, a empresa continuará a defender as suas marcas registadas, o que poderá limitar o que os criadores podem fazer.
+++ LEIA MAIS: Mickey marinheiro: de onde veio a abertura dos filmes da Disney?
As recentes adaptações de obras clássicas como no filme de terror Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023) podem oferecer uma prévia do que aguarda Mickey Mouse.