Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Mike Dirnt do Green Day escreveu música de Dookie enquanto ‘viajava com ácido’

O baixista estava "chapado" quando surgiu a ideia para "Longview", indicada ao Grammy de 1995 como melhor música de Hard Rock

Redação Publicado em 04/02/2020, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
(Foto: Jason DeCrow / Invision / AP, File)
(Foto: Jason DeCrow / Invision / AP, File)

Escrito sob efeito de entorpecentes, o terceiro projeto de estúdio do Green Day, Dookie (1994), estabeleceu a banda norte-americana como símbolo mundial do punk rock.

Durante uma entrevista para a Rolling Stone EUA em 1995, o baixista Mike Dirnt revelou que uma das faixas do disco, "Longview", foi criada depois de dropar um ácido.

+++ LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong quer regravar disco do Green Day de 2000: ‘Pop punk ruim’

"Longview" fala sobre o tédio na cidade pequena, e a ideia veio enquanto Dirnt estava muito chapado. “Eu acho que beber e usar drogas é muito importante", disse o músico. "Quando Billie [Joe Armstrong] me deu uma base aleatória para 'Longview', eu estava voando com muito alto com tanto ácido."

+++ LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong recria capa icônica dos Beatles e Frances Bean Cobain aprova; veja

"Eu estava encostado na parede e meu baixo estava deitado no meu colo. A melodia só veio até mim", continuou Dirnt. "Eu disse: Bill, escute isso. Não é a coisa mais maluca que você já ouviu?’"

Mais tarde, Dirnt admitiu que demorou muito tempo para aprender a tocar a música depois que o efeito do ácido passou.


Dookie foi um enorme sucesso comercial e crítico, enquanto "Longview" foi indicada ao Grammy de 1995 como melhor música de Hard Rock.

Ouça a faixa "Longview" abaixo:


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL