O baixista estava "chapado" quando surgiu a ideia para "Longview", indicada ao Grammy de 1995 como melhor música de Hard Rock
Escrito sob efeito de entorpecentes, o terceiro projeto de estúdio do Green Day, Dookie (1994), estabeleceu a banda norte-americana como símbolo mundial do punk rock.
Durante uma entrevista para a Rolling Stone EUA em 1995, o baixista Mike Dirnt revelou que uma das faixas do disco, "Longview", foi criada depois de dropar um ácido.
+++ LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong quer regravar disco do Green Day de 2000: ‘Pop punk ruim’
"Longview" fala sobre o tédio na cidade pequena, e a ideia veio enquanto Dirnt estava muito chapado. “Eu acho que beber e usar drogas é muito importante", disse o músico. "Quando Billie [Joe Armstrong] me deu uma base aleatória para 'Longview', eu estava voando com muito alto com tanto ácido."
"Eu estava encostado na parede e meu baixo estava deitado no meu colo. A melodia só veio até mim", continuou Dirnt. "Eu disse: Bill, escute isso. Não é a coisa mais maluca que você já ouviu?’"
Mais tarde, Dirnt admitiu que demorou muito tempo para aprender a tocar a música depois que o efeito do ácido passou.
Our friend/roadie Kaz Hope, suggested we call our song Longview because the 1st time we played was in Longview Washington in spring 1992
— Billie Joe Armstrong (@billiejoe) February 9, 2011
Dookie foi um enorme sucesso comercial e crítico, enquanto "Longview" foi indicada ao Grammy de 1995 como melhor música de Hard Rock.
Ouça a faixa "Longview" abaixo:
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL