Entre os 23 longas divulgados, um será selecionado para representar o Brasil na disputa de uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro
O Ministério da Cultura divulgou em seu site oficial, nesta quarta, 8, a lista de filmes nacionais que foram inscritos para tentar uma vaga dentre os concorrentes na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2011.
Até a data limite, 31 de agosto, foram registradas 23 produções brasileiras (superando de longe o ano passado, que contou com apenas 10) de temáticas e gêneros variados, como As Melhores Coisas do Mundo (de Laís Bodanzky), Cabeça a Prêmio (de Marco Ricca), Chico Xavier (de Daniel Filho), O Bem Amado (de Guel Arraes) e Sonhos Roubados (de Sandra Werneck). Da lista, será escolhido um título que a Comissão Especial de Seleção anunciará no dia 23 de setembro.
Este ano, pela primeira vez, o processo de eleição conta com a participação popular. Entre 8 e 20 de setembro o público poderá votar no site do MinC no filme que considerar mais adequado para ser o representante brasileiro na corrida pelo Oscar. Mas não se trata de uma votação decisiva, ela apenas auxiliará os membros na hora da decisão.
Os cinco indicados na categoria de melhor filme estrangeiro serão divulgados no dia 25 de janeiro pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela organização do prêmio, e a cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 27 de fevereiro.
Veja a lista completa abaixo:
As Melhores Coisas do Mundo
A Suprema Felicidade
Antes que o mundo acabe
Bróder
Carregadoras de Sonhos
Cabeça a Prêmio
Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos
Chico Xavier
É Proibido Fumar
Em Teu Nome
Hotel Atlântico
Lula, o Filho do Brasil
Nosso Lar
Olhos Azuis
Ouro Negro
O Bem Amado
O Grão
Os Inquilinos
Os Famosos e os Duendes da Morte
Quincas Berro D'água
Reflexões de um Liquidificador
Sonhos Roubados
Utopia e Barbárie