GRAMMY

Ministério da Cultura divulga nota de repúdio contra o Grammy 2025 por tratamento dado a Milton Nascimento

Cantor brasileiro foi colocado em local incompatível com sua trajetória e optou por não participar da cerimônia

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Publicado em 04/02/2025, às 20h40
Foto: Frazer Harrison
Foto: Frazer Harrison

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou nesta terça-feira (4) uma nota de repúdio ao tratamento dado ao cantor e compositor Milton Nascimento durante a cerimônia do Grammy 2025, realizada no último domingo (2). O artista, que estava indicado na categoria Melhor Álbum Vocal de Jazz, foi posicionado na arquibancada do evento, sem acesso às mesas principais.

De acordo com a equipe de Milton, a organização da premiação informou que "ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo", o que incluiu sua parceira de indicação, a musicista americana Esperanza Spalding. Diante da situação, o cantor decidiu se ausentar da cerimônia.

Milton Nascimento no Grammy 2025 — Foto: Reprodução/Instagram
Milton Nascimento no Grammy 2025 — Foto: Reprodução/Instagram

A decisão da Academia gerou críticas, levando o MinC a se manifestar oficialmente. No comunicado, o órgão expressou indignação com a falta de sensibilidade da organização do Grammy.

A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira.

O documento também destaca a relevância de Milton, que ao longo de sua carreira lançou 34 álbuns, recebeu cinco Grammys e teve suas músicas interpretadas por nomes como Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mercedes Sosa e Pat Metheny.


Leia a íntegra do comunicado divulgado pelo Ministério da Cultura:

"O Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia do Grammy 2025. A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira.

Milton Nascimento, ícone da cultura nacional, coleciona prêmios e reconhecimentos que atravessam gerações e fronteiras. Sua obra influenciou artistas em todo o mundo, elevando a música brasileira a patamares de excelência.

Com sua voz única e composições memoráveis, Milton seguirá sendo celebrado por aqueles que compreendem e respeitam sua imensa contribuição à música."

O Ministério da Cultura finaliza reiterando a declaração da equipe do artista: "O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento."