Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Polêmicos

Monty Python foram os 'primeiros alvos da cultura do cancelamento', segundo John Cleese

Ator relembrou o lançamento do filme A Vida de Brian (1979)

John Clesse (Foto: Clemens Bilan/Getty Images)
John Clesse (Foto: Clemens Bilan/Getty Images)

Um dos fundadores do famoso grupo britânico de comédia Monty Python, o ator John Clesse falou ao The Sunday Times sobre o seu programa, The Dinosaur Hour, no qual houve um programa sobre a cultura do cancelamento. No episódio, Cleese relembrou um dos maiores sucessos da trupe, o filme A Vida de Brian (1979), que causou um certo frisson quando foi lançado. 

“Poderíamos dizer que fomos os primeiros alvos da cultura do cancelamento,” disse Cleese. “As pessoas não gostam que suas ideias mais queridas sejam furadas ou questionadas. Todos nós gostamos de viver em nossos próprios sistemas fechados de pensamento, de estar rodeados de pessoas que pensam um pouco como nós. Isso é o que acontece na internet também, onde você consegue essas malditas câmaras de eco.”

+++LEIA MAIS: George Harrison: 4 curiosidades sobre ex-Beatle; participação em Monty Python, 'Wah Wah' e mais [LISTA]

O ator continuou: “É por isso que a comédia é ainda mais importante hoje como forma de furar essas bolhas, abri-las, deixar entrar ar fresco. É bom para todos nós. O problema é que a comédia de vanguarda se torna difícil se uma piada que transgride a ideia de bom gosto de alguém significa que o comediante é banido para sempre. Isso subverte o impulso criativo.”

Ele falou ainda como o tipo de comédia que fez o grupo ficar em evidência nas décadas de 1970 e 1980 seria recebido nos dias de hoje:  “O truque da criatividade é entender que não é um talento, é um estado de espírito. Você tem que fugir do medo e da dúvida. Você tem que entrar em um estado de diversão e curiosidade para poder encontrar conexões e ultrapassar limites. A cultura do cancelamento tende a tornar as pessoas menos amplas em seus pensamentos e mais literais. É mais difícil fazer associações engraçadas – ou intelectualmente interessantes. Em termos culturais, é perigoso. Estou tão velho que não me preocupo em ser cancelado. Mas quando jovem, começando, pode ser diferente.”

+++LEIA MAIS: 6 programas de comédia incríveis que não existiriam sem Monty Python [LISTA]