A banda de post-punk impressionou a Rolling Stone nos anos 1970 - e figura entre as mais conceituadas no cenário musical da época
Andy Gill, guitarrista e integrante-fundador da Gang of Four, morreu neste sábado, 1, aos 64 anos, de acordo com texto compartilhado pelos colegas de banda e pela esposa, Catherine. O músico tinha desenvolvido um problema respiratório durante turnê na Ásia em 2019.
Catherine Mayer, esposa de Gill, foi ao Twitter para lamentar a morte do amado. “A dor é o preço da alegria extraordinária de quase três décadas com o melhor homem do mundo,” escreveu.
+++ LEIA MAIS: João Gordo relembra noite louca com Kurt Cobain: “Ressaca épica”
“Nosso grande amigo e líder supremo morreu hoje,” lamentaram os integrantes da Gang of Four - Thomas McNeice, John Sterry e Tobias Humble. “A última turnê de Andy em novembro foi, de fato, a única maneira imaginável dele se despedir: com uma [guitarra] Stratocaster no pescoço, gritando no microfone e ensurdecendo todo mundo na fileira da frente.”
Ainda nas palavras dos integrandes da banda de post-punk: “Um dos melhores da história, a influência dele na guitarra e o processo criativo eram inspirações para nós e para todos aqueles que trabalharam com ele ou ouviram as músicas dele. Os álbuns e produções dele falam por si mesmo. Vão lá ouvir, por ele.”
+++ LEIA MAIS: RuPaul já foi vocalista de uma banda punk nos anos 1980; assista
Gang of Four nasceu em 1977, e foi sempre uma das bandas mais queridinhas da Rolling Stone EUA.Pela revista, foi eleita como "a melhor banda politicamente motivada do rock & roll," e Entertainment!, disco de estreia, figura na lista dos 40 Melhores Álbuns de Punk e também está entre os 500 Melhores Álbuns da RS.
A banda combinava as guitarras alucinadas do punk com um quê do funk, do disco, do dub. Eram agressivos e escrachados (“At Home He's A Tourist” nunca tocou na BBC por fazer piadas com camisinhas) e falavam de marxismo e desobediência civil em época que as palavras arrepiavam os pelos do braço dos bons cidadãos.
Embora Gang of Four tenha lançado quatro discos, Entertainment! segue sempre em destaque. Se quiser seguir o conselho da banda e ouvir músicas para homenagear Andy Gill, é uma boa aposta.
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL