Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre aos 60 anos Mark E. Smith, da banda de pós-punk The Fall

A causa da morte não foi revelada, mas no ano passado o grupo britânico cancelou uma turnê pelos Estados Unidos alegando que Smith sofria de “problemas médicos bizarros e raros”

Redação Publicado em 24/01/2018, às 18h52 - Atualizado às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mark E. Smith à frente do The Fall durante show em 2015 - Rex Features/AP
Mark E. Smith à frente do The Fall durante show em 2015 - Rex Features/AP

Morreu nesta quarta, 24, na Inglaterra, o músico Mark E. Smith, da banda de pós-punk The Fall. De acordo com um post no site oficial do grupo, ele morreu em casa. A causa, contudo, não foi revelada. Segundo o site Pitchfork, uma turnê que o The Fall faria pelos Estados Unidos no ano passado foi cancelada e a empresária da banda, Pamela Vander, justificou dizendo que Smith estava tratando de “problemas médicos bizarros e raros... conectados à garganta, boca, dentes e sistema respiratório dele”. Também em 2017, Smith chegou a se apresentar no Reino Unido usando uma cadeira de rodas.

Nascido em 1957 em Prestwich, perto de Manchester, Mark E. Smith sempre amou música e era fã de grupos como Black Sabbath. Aos 16 anos, conheceu Una Baines, com quem formaria o The Fall após assistir a um show do Sex Pistols, O EP de estreia do grupo, Bingo-Master’s Break Out!, saiu em 1978. De lá para cá, o grupo gravou mais de 30 discos, sem contar os outros muitos EPs, álbuns ao vivo e compilações que chegaram ao mercado. O trabalho mais recente saiu em 2017 e se chama New Facts Emerge.

Além do trabalho com a banda. Smith colaborou com Gorillaz, Elastica, e outros artistas. Há quase dez anos, ele lançou uma autobiografia chamada Renegade: The Gospel According to Mark E. Smith.