A vencedora do Grammy, inspirou e colaborou com artistas como Kendrick Lamar, Lil Wayne e Beyoncé
Betty Wright, a cantora de R&B e soul por trás dos hits “Clean Up Woman “, “Tonight Is the Night” e “Girls Can’t Do What the Guys Do”, morreu aos 66 anos de idade.
A família da artista revelou para a Essence que Betty morreu de câncer, em Miami. No dia 2 de maio, a cantora Chaka Khan, compartilhou um tuíte e afirmou que a cantora “precisava de todas as orações”.
Integrante de uma família de cantores de gospel, Betty lançou o primeiro disco solo, My First Time Around, aos 14 anos, em 1967. Um ano mais tarde, a artista conquistou o primeiro hit com “Girls Can’t Do What the Guys Do”.
+++ LEIA MAIS: Morre Little Richard, um dos fundadores do rock, aos 87 anos
Nas décadas de 1970 e 1980, Betty emplacou diversos outros sucessos, como “Clean Up Woman”, “Dance With Me”, “No Pain, No Gain” e “Tonight Is the Night”, o maior hit da cantora.
Em 1975, Betty ganhou o Grammy de Melhor Música de R&B com “Where Is the Love”. Ao longo da carreira, a cantora foi indicada para seis categorias, incluindo uma homenagem pela contribuição em “Playing With Fire”, do disco Tha Carter III, de Lil Wayne.
As músicas da artista também lançaram as bases para futuros hits: “Clean Up Woman” foi sampleada por Chance the Rapper, em “Favorite Song”, Mary J. Blige, no remix de “Real Love”, e SWV, em “I’m So Into You”. Além disso, a diva pop Beyoncé sampleou a canção “Girls Can't Do What the Guys Do” em “Upgrade U”.
Além disso, Betty também trabalhou como vocalista de estúdio e colaborou Stevie Wonder, Clarence Clemons, Stephen Stills, Peter Tosh, David Byrne e Erykah Badu.
No último disco da cantora, Betty Wright: The Movie, lançado em 2011, contou com participações especiais de Lil Wayne, Snoop Dogg e Joss Stone. Já em 2016, Betty contribuiu para a canção “Holy Key” de Kendrick Lamar, Big Sean e DJ Khaled.
+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL