Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Blake Edwards

Diretor de Bonequinha de Luxo, Victor ou Victoria e da cinessérie Pantera Cor-de-Rosa tinha 88 anos

Da redação Publicado em 16/12/2010, às 18h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Blake Edwards, diretor de <i>A Pantera Cor-de-Rosa</i>, morreu aos 88 anos - AP
Blake Edwards, diretor de <i>A Pantera Cor-de-Rosa</i>, morreu aos 88 anos - AP

Morreu na última quarta, 15, aos 88 anos, o diretor, produtor e roteirista Blake Edwards. Ele estava em um hospital em Santa Monica, na Califórnia, ao lado dos filhos e da esposa, a atriz Julie Andrews (A Noviça Rebelde e Mary Poppins). De acordo com o site do jornal The New York Times, sua morte foi causada por complicações decorrentes de uma pneumonia.

Muito ativo até o início dos anos 90, Edwards é responsável por alguns clássicos do cinema, especialmente dentro do gênero da comédia. Foi ele quem dirigiu, produziu e escreveu os filmes da Pantera Cor-de-Rosa, por exemplo, que nos últimos anos ganhou novas versões com Steve Martin na pele do Inspetor Jacques Clouseau. Na cinessérie original, o papel pertencia a Peter Sellers, ator com quem Edwards trabalhou bastante e tinha uma relação profissional notoriamente conturbada.

O cineasta também assinou a adaptação do livro de Truman Capote Bonequinha de Luxo (1961), que ajudou a lançar Audrey Hepburn para o estrelato, e Mulher Nota 10 (1979), que trazia no elenco sua esposa, Julie Andrews, além de Dudley Moore e Bo Derek. Outro grande momento de sua carreira foi com a comédia Victor ou Victoria (1982), também protagonizada por Andrews e pela qual ele recebeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado. Dentre seus trabalhos mais pesados, destaca-se o drama sobre alcoolismo Vício Maldito (1962), com Jack Lemmon.

Em 2004, Edwards foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pela qualidade de seu trabalho tanto dirigindo, quanto escrevendo e produzindo, e recebeu um Oscar especial pelo conjunto da obra.

Blake Edwards deixou quatro filhos. Dois deles são fruto de sua relação com sua primeira esposa, a também atriz Patricia Walker: Jennifer Edwards e Geoffrey Edwards seguiram os passos dos pais e trabalham com cinema. Com Andrews, ele adotou duas meninas vietnamitas, Amy, que também é atriz, e Joanna.