O baterista de longa data do grupo dava “impulso e força” aos veteranos do rock
Butch Trucks, um dos bateristas fundadores do Allman Brothers Band, morreu na última terça, 24. Ele tinha 69 anos. Page Stallings, agente de Trucks, confirmou a morte do músico para a Rolling Stone EUA, mas disse que a causa da morte é desconhecida.
Ao lado do baterista e percussionista Jai “Jaimoe” Johnny Johanson, Trucks ajudou a construir a base do instrumento no southern-rock. Jaimoe uma vez perguntou a Duane Allman porque ele queria dois bateristas no grupo, de acordo com a biografia do Allman Brothers chamada One Way Out, e o guitarrista citou as bandas com dois bateristas de Otis Redding e James Brown.
“Jaimoe era um ótimo baterista, mas um pouco mais contido”, disse o guitarrista Dicky Betts, do Allman Brothers. “Nós precisávamos de Butch, que tinha aquele impulso e força. Combinava perfeitamente com Jaimoe.” Apesar de Jaimoe sair e retornar ao grupo nos anos 1980, Trucks proveu uma batida constante ao longo da trajetória da banda.
Claude Hudson "Butch" Trucks nasceu na cidade de Jacksonville, no estado norte-americano da Flórida, no dia 11 de maio de 1947. Ele começou a tocar bateria na escola e fez parte da banda da Jacksonville's Englewood High School, de acordo com Skydog: The Duane Allman Story. Os pais dele eram religiosos restritos e se recusaram a comprar uma bateria para ele, até ele prometer nunca tocar em um local que servisse álcool. Antes de se formar no ensino médio, ele tocou em duas bandas – The Vikings e Echoes – assim como nas orquestras Jacksonville Symphony Orchestra e Jacksonville Symphonette. Ele foi para a Florida State University, onde, ele disse uma vez, ele “se formou em ficar longe do Vietnã” e formou um grupo chamado Bitter Ind.
Foi em um show do Bitter Ind. em Daytona Beach, também na Flórida, que Trucks encontrou Gregg e Duane Allman pela primeira vez. Este o chamou para tocar bateria com eles em um show. Quase três anos depois, eles formaram o Allman Brothers Band.