Uma das responsáveis por criar o grupo de vocal feminino mais antigo do Brasil, Cynara interpretou grandes compositores brasileiros
Morreu nesta terça-feira, 11 de abril, a cantora Cynara, do Quarteto Cy, grupo de vocal feminino mais antigo do Brasil formado com as irmãs Cyva, Cylene e Cybele em 1964. A cantora morreu de insuficiência respiratória no Rio de Janeiro, segundos informações fornecidas pela família ao OGlobo.
Cynara passou por uma cirurgia após quebrar o fêmur em uma queda na semana passada e estava internada no Prontocor da Tijuca, com pneumonia, lidando com complicações na recuperação do procedimento.
Ver essa foto no Instagram
O grupo vocal Quarteto em Cy foi formado inicialmente por Cybele com as irmãs Cylene, Cynara e Cyva Ribeiro de Sá Leite, nascidas em Ibirataia (BA). Ainda jovens, as irmãs mudaram-se para o Rio de Janeiro buscando fazer carreira na música. Conheceram Vinicius de Moraes, que sugeriu o nome do grupo e com quem chegou a se apresentar já no começo da carreira.
Com o apoio do escritor e compositor, elas gravaram o primeiro disco e começaram a fazer shows em 1964, em boates cariocas como a Bottle's, no Beco das Garrafas, com músicas do próprio Vinicius, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Baden Powell e outros grandes compositores.
+++ LEIA MAIS: Relembrando Elis Regina: Há 40 anos, morria o ícone da música brasileira [ARQUIVO RS]
Em 1967, Cynara e Cybele se desligam do Quarteto Cy, atuando em dupla até o ano seguinte. No Festival Internacional da Canção (FIC), elas conquistaram o primeiro lugar ao interpretarem "Sabiá", de Tom Jobim e Chico Buarque, ganhando de Geraldo Vandré com a canção "Pra não dizer que não falei das flores", hino contra a ditadura militar.
A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório. Cynara deixa três filhos, João, Irene e Francisco, quatro netos (Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius) e duas irmãs em Cy (Cyva e Cilene). A irmã Cybele faleceu em 2014, vítima de uma isquemia pulmonar.