Músico lutava contra uma esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que o impediu de tocar guitarra e falar
O guitarrista Dan Toler, mais conhecido por seu trabalho com o Allman Brothers, morreu nesta segunda-feira, 25, em Manatee County, na Flórida, Estados Unidos, de acordo com o site Ticket Sarasota. Toler batalhava contra uma esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig, que é caracterizada por degenerar os neurônios motores, responsáveis por controlar o movimento dos músculos. Há alguns meses, ele já não conseguia tocar guitarra e cantar. O músico tinha 65 anos.
Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!
No fim dos anos 70, Toler se juntou à banda Dickey Betts and Great Southern e entrou no Allman Brothers com o irmão, David "Frankie" Toler, e o próprio Betts. Toler tocou com eles no retorno do grupo, em 1979, com o disco Enlightened Rogues, e esteve junto a eles por mais dois álbuns, Reach for the Sky (1980) e Brothers of the Road (1981).
Dan e Frankie Toler passaram grande parte dos anos 80 tocando com a Gregg Allman Band, em turnês e gravando os discos I'm No Angel, em 1986, e Just Before the Bullets Fly, dois anos depois.
O guitarrista voltou a se juntar com a banda de Betts em 2002. Depois, criou a Townsend Toler Band, em parceria com John Townsend. Toler ainda passou pelo grupo Renegades of Southern Rock, até criar a Toler Tucci Band, criada em parceria com Chaz Trippy, que também tocou com Gregg Allman Band.
O irmão Frankie morreu em junho de 2011. Toler anunciou a doença em agosto daquele ano. Ainda não foram divulgados os planos para o funeral e velório.