Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / LUTO

Morre David Graham, ator de Doctor Who e Peppa Pig, aos 99 anos

Ao lado do também ator Peter Hawkins, David Graham criou a maneira como os robôs Daleks falavam na série de televisão Doctor Who

David Graham (Foto: Charley Gallay/Getty Images for Amazon Studios)
David Graham (Foto: Charley Gallay/Getty Images for Amazon Studios)

Ator conhecido por papéis em seriados de televisão como Doctor Who, Peppa PigThunderbirds, David Graham morreu aos 99 anos. Quem confirmou a notícia foi o produtor de televisão Jamie Anderson. A causa da morte não foi divulgada até o momento.

Segundo reportagem do The Guardian, Anderson declarou como estava "muito triste em confirmar que David faleceu na idade avançada de 99 anos," e relembrou que "apenas algumas semanas atrás, eu estava com 2 mil fãs de Anderson em um show de Gerry Anderson em Birmingham, onde cantamos parabéns para ele – uma ocasião tão alegre. E agora, apenas algumas semanas depois, ele nos deixou."

+++LEIA MAIS: Hayley Williams critica Trump em show: 'Querem viver em uma ditadura?'

Além disso, o produtor disse que o ator "sempre foi gentil e generoso com seu tempo e talento." "Dos Daleks ao Vovô Pig e inúmeras vozes para os shows de Anderson, incluindo Brains, Gordon Tracy e o icônico Parker. Ele fará muita falta," finalizou.

Nascido em 11 de julho de 1925, em Londres, Inglaterra, David Graham se interessava pelo mundo da atuação desde a infância. "Na escola, eu sempre quis recitar o poema ou ler a história. Eu sempre quis atuar," afirmou. Porém, o sonho ficou em espera quando ele serviu como mecânico de radar na Força Aérea Real na Segunda Guerra Mundial.

+++LEIA MAIS: Hyldon apresenta composição resgatada da década 1970 no Rock in Rio

Após o encerramento do conflito, Graham se mudou para Nova York e começou a atuar na Neighborhood Playhouse School of the Theatre. Quando retornou para a Inglaterra, iniciou carreira no teatro com papel de Givola em The Resistible Rise of Arturo Ui. Ele ainda fez parte da companhia de Lawrence Olivier, no National Theatre, e atuou em diversas peças. No entanto, o grande sucesso dele aconteceu na televisão.

No ano de 1963, David Graham se tornou a voz dos Daleks em Doctor Who ao lado de Peter Hawkins. A dupla criou a maneira como os robôs falavam, com Hawkins assumindo os Daleks de tom mais alto, enquanto Graham dublava com um tom mais baixo. Além disso, o ator foi a voz de diversos fantoches nos Thunderbirds.

+++LEIA MAIS: Chappell Roan revela diagnóstico de 'depressão severa': 'Minha vida mudou'

Outra produção de sucesso de Graham foi em Peppa Pig, onde fez a voz de Vovô Pig. Outros projetos da carreira incluem Ben & Holly's Little Kingdom, Coronation Street, The Bill, London’s Burning, Doctors e Casualty.