Músico sofreu um ataque cardíaco na casa onde morava na Califórnia, Estados Unidos
Integrante da banda liderada por Doc Severinsen no programa Tonight Show por quase 30 anos, Ed Shaughnessy morreu na última sexta-feira, 24, aos 84 anos. De acordo com o Los Angeles Times, o baterista sofreu um ataque cardíaco na casa dele, em Casablancas, Califórnia, nos Estados Unidos.
Depois de trabalhar por anos como músico da CBS em programas de Steve Allen e Garry Moore, em 1963, Ed se juntou à banda do programa Tonight Show, de Johnny Carson. Ele permaneceu com o grupo de Doc Severinsen até 1992.
Mesmo antes de ganhar fama pelas performances na TV, Ed encontrou espaço ao tocar com grandes nomes como Billie Holiday, Bennie Goodman e Count Basie.
Além dessa produtiva carreira no jazz, o trabalho no Tonight Show deu a ele a chance de ampliar os horizontes musicais com estrelas do rock, pop, soul e country, entre eles Aretha Franklin, James Brown, Johnny Cash e Merle Haggard.
Trompetista e líder da banda, Don Ellis disse certa vez que o baterista era “um dos únicos homens desta geração que eu conheço cuja mente era aberta o bastante para tentar algo novo”.
Casado com Ilene Woods, a voz da animação Cinderella, da Disney, Ed Shaughness deixa o filho, Daniel Shaughnessy, e três netos.