No final dos anos 1980, Frank Ifield precisou suspender a carreira após ser diagnosticado com pneumonia e remover parte de um pulmão
Ícone da música country e responsável por músicas como "Gotta Get A Date," "I Remember You," "She Taught Me How to Yodel" e "I’m Confessin’ (That I Love You)," Frank Ifield morreu aos 86 anos no último sábado, 18, segundo informações do 7News. Ele deixa a esposa, Carole Wood, e dois filhos.
Quem anunciou a morte foi historiador musical e jornalista Glenn A. Baker, que relatou como o artista veterano morreu "pacificamente," além de descrevê-lo como um "homem notável." Nascido em 30 de novembro de 1937, no Reino Unido, mas cresceu e foi criado na Austrália. Em 1959, voltou para Inglaterra para elevar a carreira musical, que começou a fazer sucesso nos anos 1960.
+++LEIA MAIS: Beatles: Icônico show no telhado 'quase não aconteceu'; entenda
Ele ganhou um violão quando tinha 13 anos e aprendeu o instrumento de maneira autodidata, tanto para tocar quanto para escrever músicas. Segundo The Sun, o cantor lançou 44 discos em apenas seis anos e foi o melhor artista na Austrália, Nova Zelândia e Tasmânia.
Após se mudar para o Reino Unido, Frank Ifield apresentou aos fãs as futuras lendas do rock, os Beatles, enquanto o Fab Four era responsável pelas aberturas dos shows dele. Durante a carreira, ele teve quatro singles no topo das paradas no Reino Unido: "I Remember You," "Lovesick Blues," "The Wayward Wind" e "I’m Confessin’ (That I Love You)."
+++LEIA MAIS: Beatles teriam lançado menos álbuns se não fosse Paul McCartney, diz Ringo
O declínio da saúde de Ifield começou em 1986, quando foi diagnosticado com pneumonia e foi submetido a uma cirurgia para remover parte de um pulmão. Esse procedimento causou danos às cordas vocais dele, que precisou suspender a própria carreira por anos.
Nos anos 1990, ele recebeu a Medalha da Ordem da Austrália por seus serviços prestados às artes como artista.
+++LEIA MAIS: Beatles: Show de tributo acaba com público revoltado com 'muro de barulho'