LUTO

Morre James Foley, diretor de Cinquenta Tons Mais Escuros, aos 71 anos

Ao longo da carreira, cineasta ficou conhecido por comandar filmes noir e thriller, como Caminhos Violentos (1986) e O Sucesso a Qualquer Preço (1992)

Felipe Grutter (@felipegrutter)

James Foley
James Foley - Foto: Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images

Diretor de filmes como Cinquenta Tons Mais Escuros (2017), Medo (1996) e A Estranha Perfeita (2007), James Foley morreu, aos 71 anos, em decorrência de um câncer no cérebro. Quem confirmou a notícia foi um representante do artista (via Variety).

Ao longo da carreira, marcada por histórias noir, o cineasta trabalhou com grandes nomes de Hollywood, como Madonna, Al Pacino, Halle Berry e Sean Penn. O primeiro longa da filmografia dele foi a comédia romântica Jovens sem Rumo (1984), estrelada por Daryl Hannah e Aidan Quinn.

O primeiro grande destaque foi o thriller Caminhos Violentos (1986), que tinha Sean Penn e Christopher Walken no elenco, além de ter “Live to Tell“, de Madonna, na trilha sonora. Com a cantora, Foley dirigiu alguns videoclipes e também comandou Quem é Essa Garota? (1987), que se tornou um grande fracasso de público e crítica.

Um dos principais projetos da carreira do diretor foi O Sucesso a Qualquer Preço (1992), estrelado por Al Pacino, que recebeu indicações ao Oscar e Globo de Ouro. Já na televisão, ele dirigiu 12 episódios de House of Cards, um dos primeiros sucessos do catálogo da Netflix.

Além disso, James Foley também dirigiu produções como Dominados Pelo Desejo (1990), Two Bits (1995), Confidence – O Golpe Perfeito (2003), A Estranha Perfeita (2007), O Segredo (1996), O Corruptor (1999), Twin Peaks, Billions, Wayward Pines e Hannibal.

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, gosta de ver filmes e séries e ficar com as duas calopsitas de estimação no tempo livre. Na carreira, tem passagem por Rádio Gazeta AM, Exitoína, CineBuzz e Showmetech.
TAGS: Caminhos Violentos, câncer no cérebro, cinquenta tons mais escuros, house of cards, james foley, luto, Madonna, morre, O Sucesso a Qualquer Preço