Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Joe B. Mauldin, baixista do The Crickets

Banda que acompanhou Buddy Holly ajudou a estabelecer o rock & roll como gênero nos Estados Unidos

Rolling Stone EUA Publicado em 11/02/2015, às 12h36 - Atualizado às 17h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe B. Mauldin, o primeiro de baixo para cima, morreu no último sábado, 7, aos 74 anos. - Divulgação
Joe B. Mauldin, o primeiro de baixo para cima, morreu no último sábado, 7, aos 74 anos. - Divulgação

Joe B. Mauldin, baixista do Crickets, umas das bandas precursoras do rock & roll nos Estados Unidos, morreu no último sábado, 7, aos 74 anos. A informações foi revelada apenas nesta quarta, 11, através de um comunicado oficial divulgado pela família do músico. A causa da morte foram complicações em decorrência de um tratamento de câncer.

Time de Estrelas Celebra Buddy Holly.

Nascido no Texas, Joseph Benson Mauldin tinha 17 anos quando começou a tocar com o lendário Buddy Holly, cuja música misturava o sotaque texano com a varredura e arrogância de rockabilly. Na ocasião, Holly tentava se recuperar após uma tentativa fracassada de fechar um acordo com a Decca.

A gravadora havia contratado o cantor em 1956, pagando por três sessões de gravação em Nashville. Insatisfeitos com o conteúdo, dispensaram Holly no início de 1957, ameaçando processar o artista caso gravasse as mesmas canções por outro selo. Holly desobedeceu o combinado e regravou as faixas, mas conseguiu se livrar de um processo por lançá-las como banda, The Crickets, que também contava com Jerry Allison (bateria) e Niki Sullivan (guitarra).

Com a saída de Sullivan após o primeiro ano, Mauldin e Allison se tornaram o alicerce rítmico do The Crickets. Juntos, os músicos representavam dois polos distintos da música de Holly. Jerry Allison tinha de gravar a bateria das músicas em outra sala, devido à força com a qual tocava o instrumento. Já Mauldin trazia consigo inúmeras referências country.

Os últimos dias de Buddy Holly.

O baixista deixou a banda brevemente durante a década de 1960. Sullivan chegou a se juntar ao exército norte-americano em 1964. Foi dispensado em 1966 e mudou-se para Los Angeles onde trabalhou no estúdio Gold Star. Em meados da década de 1970, Mauldin voltou ao Crickets, banda que teve o nome dos integrantes gravados no Hall da Fama do Rock & Roll em 2012. Ele permaneceu com o grupo até o último sábado, quando perdeu a luta contra o câncer.