Um dos responsáveis pela criação da comunidade dos Deadheads, McIntire tinha 70 anos
Jon McIntire, que empresariou o Grateful Dead (foto) no início dos anos 70 e ajudou a criar a comunidade dos Deadheads, morreu no último dia 15, devido a complicações de um câncer de pulmão. Ele morava em Stinson Beach, na Califórnia, e tinha 70 anos.
Foi McIntire quem teve a ideia de inserir um folder nas cópias do disco de 1971 da banda, homônimo e ao vivo (também conhecido como Skull and Roses), convidando os fãs a se cadastrarem. Eles viriam a formar um grupo de seguidores fiéis, que tratavam a banda quase como uma religião.
Trabalhando antes como analista de sistemas de uma empresa de seguros, McIntire empresariou o Grateful Dead entre 1970 e 1974, período em que a banda lançou alguns de seus mais importantes discos, entre eles Workingman's Dead e American Beauty. Depois de trabalhar com a carreira solo de Bob Weir (membro fundador do Grateful Dead) durante uma década, McIntire voltou ao posto de empresário da banda entre 1984 e 1990.
De acordo com Dennis McNally, ex-assessor do grupo, Jerry Garcia e Robert Hunter escreveram a música "Uncle John's Band" para Jon McIntire. “Ele foi empresário durante um período crítico para a banda”, contou McNally ao jornal San Francisco Chronicle. “Ele percebeu que não era apenas um trabalho, que estávamos em uma missão.”