Michael Hastings, autor da reportagem responsável pela saída do general Stanley McChrystal, morreu aos 33 anos após sofrer acidente de carro em Los Angeles
O destemido jornalista Michael Hastings, cujas reportagens derrubaram o general Stanley McChrystal, nos Estados Unidos, morreu em um acidente de carro em Los Angeles, apurou a Rolling Stone EUA. Ele tinha 33 anos.
O perfil de Hastings sobre McChrystal para as páginas da Rolling Stone EUA, com o título de “Um General com Ideias Muito Próprias”, mostrava o então supremo comandante dos Estados Unidos e líder na Guerra do Afeganistão zombando dos comandantes civis dele na Casa Branca. Leia a reportagem.
O turbilhão criado pelo texto levou o Obama a convocar McChrystal a Washington e o general deixou o cargo. “A conduta representada no artigo recentemente publicado não vai ao encontro do que deveria – e de como deveria ser de um general comandante”, disse Obama, quando anunciou a saída de McChrystal. “Isso enfraquece o controle civil sobre os militares, algo que é central para o nosso sistema democrático.”
A marca registrada de Hastings como repórter era a recusa de se acomodar com o poder. Enquanto os outros repórteres ficaram encantados com o estilo bad boy de McChrystal e levaram os comentários como piadas insubordinadas, Hastings estava determinado a expor aquele homem imprudente que liderava aquilo que o repórter acreditava ser uma guerra igualmente imprudente.
O texto “Um General com Ideias Muito Próprias” foi finalista no prêmio National Magazine Award, venceu o Polk Award na categoria de Reportagem de Revista, e foi base para o livro dele chamado The Operators: The Wild and Terrifying Inside Story of America's War in Afghanistan.