Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Malcolm McLaren

Empresário britânico conhecido por lançar os Sex Pistols tinha 64 anos e sofria de câncer

Da redação Publicado em 08/04/2010, às 18h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Foi anunciada nesta quinta, 8, a morte de Malcolm McLaren, o "empresário do punk". McLaren, que tornou-se conhecido ao redor do globo por ter atuado como uma espécie de mentor dos Sex Pistols, faleceu aos 64 anos, vítima de câncer.

O artista britânico havia sido diagnosticado com um tipo de câncer raro há algum tempo, mas seu estado de saúde piorou nas últimas semanas, informou Les Molloy, porta-voz do artista, em entrevista ao jornal The Independent. Ele morreu em Nova York, mas seu corpo será levado a Londres, sua cidade natal. O enterro deve acontecer nesta sexta, 9, no cemitério Highgate.

Ligado à moda, McLaren foi casado com a estilista Vivienne Westwood na década de 70. Ao lado dela, abriu a loja Let It Rock, um reduto da moda punk (ela viria a se chamar, posteriormente, SEX; hoje, pertence a Vivienne - leia entrevista com ela aqui -, com o nome de World's End). Foi com as roupas criadas pela esposa que ele vestiu os Sex Pistols, sendo posteriormente criticado por ter "fabricado", ideológica e visualmente, a banda.

Antes de chocar a Inglaterra e os Estados Unidos com a aparência furiosa de Johnny Rotten, Sid Vicious e Cia., McLaren foi empresário do New York Dolls. Posteriormente, na década de 80, investiu na própria carreira como músico - mas como representante do hip hop. Seu disco de estreia, Duck Rock, teve como destaque a faixa "Buffalo Gals".

McLaren deixa o filho Joseph Corré, nascido em 1967, fruto de sua relação com Vivienne.

Assista abaixo ao clipe de "Buffalo Gals":