Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre McCoy Tyner, lenda do jazz que tocou com John Coltrane, aos 81

A informação foi divulgada na página oficial do músico no Facebook

Redação Publicado em 06/03/2020, às 18h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
McCoy Tyner (Foto: AP Photo/Jason DeCrow)
McCoy Tyner (Foto: AP Photo/Jason DeCrow)

McCoy Tyner, considerado um dos maiores pianistas do jazz, morreu, aos 81 anos, nesta sexta, 6 de março. A informação foi anunciada na página oficial do músico no Facebook. A causa da morte não foi divulgada. 

+++LEIA MAIS: A partir de parcerias com rap, Badbadnotgood impulsiona o jazz para o mainstream [ENTREVISTA]

Nascido na Filadélfia, Tyner começou a estudar piano aos 13 anos. Aos 21, o saxofonista John Coltrane o convidou para se tornar um membro do famoso quarteto musical dele, em atividade desde 1959.

As gravações do quarteto, formado por Tyner, Coltrane, o baixista Jimmy Garrison e o baterista Elvin Jones renderam discos clássicos, como My favorite Things e A Love Supreme.

+++LEIA MAIS: Disco de John Coltrane com versões inéditas ganha primeiro single e data de lançamento; ouça "Blue World"

Depois de deixar o quarteto em 1965, o pianista tocou com músicos de renome como Art Blakey, Donald Byrd, Carlos Santana, Wayne Shorter, Lee Morgan, Grant Green, Stanley Clarke e muitos outros. 

Além das colaborações, o músico também lançou diversos discos solo, entre eles The Real McCoy, Tender Moments, Expansions e Extensions. Ao longo da carreira, Tyner recebeu quatro prêmios Grammy. Ele é considerado um dos pianistas de jazz mais influentes do século XX.

+++ LEIA MAIS: Carreira de Miles Davis, lenda do jazz, é foco de novo documentário; assista ao trailer


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA