Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Papa Bento XVI aos 95 anos

Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, ficou marcado como primeiro papa a renunciar em quase 600 anos

Redação Publicado em 31/12/2022, às 08h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Bento XVI (Foto: Getty Images)
Papa Bento XVI (Foto: Getty Images)

Joseph Ratzinger, o Papa Emérito Bento XVI, morreu neste sábado, 31, aos 95 anos. Após renunciar em 2013 - sendo o primeiro a tomar atitude em quase 600 anos - recebeu o título de Papa Emérito, enquanto Papa Francisco assumiu.

A saúde de Ratzinger piorou nos últimos anos. Na sexta, 30, Igreja informou que a condição dele era grave e instável, conforme apontado pelo G1. O Papa vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano.

+++ LEIA MAIS: Papa Francisco diz que Brasil não tem salvação: ‘Muita cachaça e pouca oração’

Perfil de notícias do Vaticano declarou que o corpo de Bento estará na Basílica de São Pedro para a "saudação dos fiéis a partir de 2 de janeiro."  O funeral acontece no dia 5, na Praça São Pedro, e será conduzido pelo Papa Francisco.

Ratzinger foi Papa durante oito anos. O último pontífice a renunciar sido Gregório XII, em 1415. Sua ação tinha como objetivo unificar a Igreja Católica após crises políticas. Bento, por outro lado, destacou que não tinha a força necessária para continuar no posto, embora não tenha sido específico.

+++LEIA MAIS: Como o papa Francisco vem inclinando a Igreja Católica em uma direção menos conservadora, ainda que sem grandes mudanças práticas

"É necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminui," declarou. O escândalo Vatileaks - vazamentos que revelaram corrupção, nepotismo e condutas sexuais que vão contra as normas católicas - também pode ter influenciado a decisão.