Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, aos 99 anos

A morte do Duque de Edimburgo foi confirmada pelo Palácio de Buckingham

Redação Publicado em 09/04/2021, às 08h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe Philip (Foto: Getty images / WPA Pool)
Príncipe Philip (Foto: Getty images / WPA Pool)

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morreu aos 99 anos nesta sexta, 9. Sem revelar a causa da morte, o Palácio de Buckingham confirmou a notícia em um comunicado oficial. (Via Folha de S. Paulo)

"É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo," anunciou o Palácio e a conta oficial da família real britânica no Twitter. 

+++ LEIA MAIS: 4 motivos para assistir The Crown [LISTA]

O comunicado continuou: "Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. Novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda."

No início de 2021, o príncipe passou por procedimentos cardíacos e chegou a ficar internado por um mês no hospital. De acordo com a BBC Brasil, a realeza já tinha enfrentado problemas cardíacos anteriormente.

+++ LEIA MAIS: Meghan Markle e Príncipe Harry ganham mais de 5 milhões de reais por discurso, revela documento

Nascido em 1921, na Grécia, Philip Mountbatten foi o quinto herdeiro do príncipe André da Grécia e da Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg. Ainda na infância, a família precisou deixar o país durante a Revolução de 11 de Setembro de 1922, de acordo com a CNN Brasil.

Segundo a Folha de S.Paulo, Philip viveu na França antes de se estabelecer na Inglaterra com a avó materna, a qual é neta da rainha Vitória. Aos 18 anos, Philip ingressou na Marinha Real Britânica, pela qual serviu na Segunda Guerra Mundial.

+++ LEIA MAIS: Além de Paul McCartney: 5 músicos que possuem títulos da realeza britânica [LISTA]

Como cadete, conheceu a então princesa Elizabeth durante uma visita da família real à Real Escola Naval de Dartmouth e passou a trocar cartas com a herdeira do trono do rei George VI, de acordo com a CNN Brasil.

Os dois se tornaram oficialmente noivos e se casaram em 1947, no mesmo ano em que Philip abdicou do título real da Grécia e da Dinamarca para se tornar um cidadão britânico. Além disso, ele se converteu à igreja anglicana e deixou o sobrenome de lado, pois, segundo o G1, Winston Churchill achou que lembrava uma palavra alemã - e o país vivia tempos de guerra.

+++ LEIA MAIS: Há 23 anos, Elton John foi condecorado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II [FLASHBACK]

Na época, a família real também decidiu não adotar o sobrenome de Philip e continuou a linhagem com o sobrenome da rainha, Windsor. Juntos, eles tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.

Com a morte do rei George VI em 1952, Elizabeth foi coroada rainha e Philip, que já contava com o título de duque de Edimburgo desde o casamento, deixou a carreira na marinha, passou a consorte real e bateu recorde de longevidade na função, de acordo a AFP.

+++ LEIA MAIS: 5 roupas da realeza que The Crown reproduziu perfeitamente [LISTA]

Ao longo da trajetória ao lado de Elizabeth II, Philip ganhou destaque por fazer comentários ofensivos e considerados racistas. Por exemplo, ele disse que "os pais enviam as crianças para a escola porque não as querem em casa" após a ganhadora do prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai sofrer um atentado a caminho da escola, segundo o G1.

Em 2017, Philip anunciou que deixaria de participar de eventos oficiais depois de ter comparecido em mais de 22 mil eventos, segundo a AFP. No dia 10 de junho de 2021, o príncipe completaria 100 anos de idade.


LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL