Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Rolando Boldrin aos 86 anos

Rolando Boldrin foi cantor, ator e apresentador na Tv Cultura e outras emissoras

Redação Publicado em 09/11/2022, às 16h57 - Atualizado às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rolando Boldrin (Foto: divulgação / Tv Cultura)
Rolando Boldrin (Foto: divulgação / Tv Cultura)

Morreu Rolando Boldrin, cantor, ator e apresentador, aos 85 anos. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista. Causa não foi revelada. Segundo a TV Cultura, onde ele apresentava o programa Sr. Brasil, o velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Figura emblemática da cultura popular brasileira, Boldrin, o sétimo filho de uma família de 12 irmãos, nascido em 22 de outubro de 1936, foi o único “encarregado” de cantar. Saído do interior de São Paulo, da cidade de São Joaquim da Barra, o caboclinho virou ator de filmes premiados e de novelas acompanhadas no Brasil inteiro e até no exterior, e tornou-se compositor, cantor, apresentador e, claro, grande contador de causos. 

+++LEIA MAIS: Morre Gal Costa aos 77 anos

O "caipira" que cantou e contou o Brasil como poucos teve uma vasta carreira na teledramaturgia brasileira. Boldrin foi um homem de inúmeros talentos e muita personalidade, mas dizia que era fundamentalmente um ator:

"esse tem sido meu trabalho a vida inteira; radioator, ator de novela, de teatro, de cinema, um ator que canta, declama poesias e conta histórias”, falava.

Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como O Direito de Nascer, As Pupilas do Senhor Reitor, Os Deuses Estão Morto, Quero Viver, Mulheres de Areia, Os Inocentes, A Viagem, O Profeta, Roda de Fogo, Cara a Cara, Cavalo Amarelo e Os Imigrantes.

+++LEIA MAIS: 'Meu público vem rejuvenescendo', diz Gal Costa sobre conquistar novas gerações [ENTREVISTA]

Na televisão, ainda apresentou os programas Som Brasilna Rede Globo, Empório Brasileiro na TV Bandeirantes e “Empório Brasil” no SBT. Na TV Cultura, esteve à frente do “Sr. Brasil” desde 2005.

Seja como ator, apresentador, cantor ou contador de causos, Rolando Boldrin deixará uma lacuna na cultura brasileira e uma imensa saudade entre os milhões de fãs que conquistou em mais de 60 anos de carreira na TV.