Ryuichi Sakamoto foi um dos nomes influentes na música eletrônica e venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1988
Ryuichi Sakamoto, aclamado e influente músico japonês, morreu na última terça, 28 de março, aos 71 anos. A notícia foi confirmada em comunicado divulgado por sua equipe neste domingo, 2 (via Estadão).
Desde 2014, o artista enfrentava um câncer na garganta, que o fez cancelar compromissos para buscar tratamento. Em 2021, foi diagnosticado com câncer de cólon. O funeral de Sakamoto foi privado, reservado aos familiares próximos, de acordo com sua vontade.
+++ LEIA MAIS: Kali Uchis faz cover de João Gilberto
Desde o fim dos anos 1970, Sakamoto lançou projetos responsáveis por influenciar gêneros como a música eletrônica e o hip hop. Ele foi tecladista do grupo Yellow Magic Orchestra, um dos pioneiros no uso de sintetizadores e drum machines.
No cinema, além de compor trilhas sonoras, trabalhou como ator. Conforme destacado pela Folha, Sakamoto exerceu as duas funções e viveu o antagonista em Furyo: Em Nome da Honra - longa-metragem que contava ainda com David Bowie no elenco. Ryuichi venceu o Oscar pela trilha sonora de O Último Imperador, em 1988.
O músico tinha expressa admiração por artistas brasileiros como Tom Jobim. Sakamoto chegou a homenagear o ídolo com outras lendas brasileiras: Gilberto Gil e Caetano Veloso. Casa, disco lançado em 2001 em parceria com Jaques e Paula Morelenbaum, foi gravado na antiga casa de Jobim.