Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Saul Zaentz, lendário produtor de Um Estranho no Ninho, Amadeus e O Paciente Inglês

Figura celebrada em Hollywood recebeu três estatuetas do Oscar por Melhor Filme tinha 92 anos

Redação Publicado em 04/01/2014, às 15h42 - Atualizado em 05/01/2014, às 13h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saul Zaentz e elenco de <i>Um Estranho no Ninho</i> - AP
Saul Zaentz e elenco de <i>Um Estranho no Ninho</i> - AP

Três vezes produtor do filme escolhido como o melhor do ano pela Academia, Saul Zaentz morreu nesta sexta-feira, 3, em decorrência de complicações de Mal de Alzheimer. Ele tinha 92 anos. As informações são do site The Hollywood Reporter.

Artistas e personalidades que perdemos em 2013.

Os filmes que receberam a premiação máxima do Oscar foram Um Estranho no Ninho (1975) – como pode ser visto na foto acima –, Amadeus (1984) e O Paciente Inglês (1996).

Os dois primeiros filmes foram resultado de uma parceria com o diretor Milos Forman. Já O Paciente Inglês foi dirigido por Anthony Minghella.

Novamente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Zaentz recebeu o prêmio Irving G. Thalberg, dado a ele pela excelência de sua obra como produtor.

A filmografia do produtor ainda conta com a animação de O Senhor dos Aneis, lançada décadas antes das aventuras do diretor Peter Jackson pela Terra-média, em 1978, além de A Costa do Mosquito (1986) e A Insustentável Leveza do Ser (1988).

O último trabalho de Zaentz foi em nova parceria com Milos Forman, em Sombras de Goya, longa-metragem estrelado por Javier Bardem.

Antes de se tornar um célebre produtor de Hollywood, Zaentz se aventurou como executivo de uma gravadora, a Fantasy Records, com a qual ajudou a lançar abanda Creedence Clearwater Revival, liderada por John Fogerty, durante a década de 1960.