Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Thom Wilson, produtor de Smash, sucesso independente do The Offspring

O músico também trabalhou com Ringo Starr, Dead Kennedys e Bad Religion

Redação Publicado em 17/03/2015, às 10h46 - Atualizado às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thom Wilson - Reprodução/Facebook
Thom Wilson - Reprodução/Facebook

O produtor musical e engenheiro de som Thom Wilson, que lançou o do The Offspring, teve a morte confirmada nesta segunda-feira, 16. De acordo com comunicado divulgado pela gravadora Epitaph, Wilson morreu no dia 8 de fevereiro. A causa da morte não foi divulgada.

Vinte "Rockumentários": documentários sobre rock.

Durante a carreira do produtor, no período que compreende o fim da década de 1970 até o início dos anos 2000, Wilson acumulou um impressionante currículo. Além de produzir o emblemático Smash, de 1994, com a banda norte-americana The Offspring, ele participou de outros discos importantes para a história do punk rock, como Only Theatre of Pain, do Christian Death; Plastic Surgery Disasters, do Dead Kennedys; Into the Unknown, experimento progressivo do Bad Religion, entre muitos outros.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Wilson também trabalhou com músicos da cena mainstream como Ringo Starr, Barbra Streisand, Boz Scaggs, Seals & Crofts e Burton Cummings.

“O aspecto que mais salta aos ouvidos na música do Alice in Chains não são os riffs afiados e cavernosos ou a temática tenebrosa/depressiva”. Leia mais da crítica da Rolling Stone Brasil sobre The Devil Put Dinosaurs Here.

Em entrevista ao Los Angeles Times, em 1994, Wilson revelou conversas que teve com o Offspring ao longo do processo de gramação de Smash. “Falei para eles: ‘Esse disco será o maior sucesso de vendas da gravadora'. Eles acharam que eu estava falando besteira. Disse para a banda que venderíamos pelo menos 150 mil cópias. O grupo deu risada da minha cara”. Quando chegou às lojas, o registro vendeu 6 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Até hoje, Smash é o disco de produção independente mais vendido de todos os tempos.