Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Tim Wright, baixista de bandas como Pere Ubu e DNA

Músico ajudou a cultivar o movimento punk no fim da década de 70

Redação Publicado em 07/08/2013, às 13h37 - Atualizado às 14h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tim Wright - Reprodução / Facebook
Tim Wright - Reprodução / Facebook

Tim Wright (centro), baixista e pioneiro do punk com bandas como Pere Ubu e DNA, morreu no último domingo, 4, informou o antigo companheiro de grupo David Thomas no Facebook. Não há informações sobre a causa da morte ou a idade do músico.

De pioneiro do punk a ídolo da garotada, João Gordo explica como consegue se reinventar.

Tim foi integrante fundador do Pere Ubu em 1975 e tocou com a banda nos primeiros singles, incluindo “30 Seconds Over Tokyo” e “Final Solution”. Ele também aparece em algumas canções do The Modern Dance, disco de estreia do Pere Ubu, em 1978.

Naquele ano, ele se mudou para Nova York, onde conheceu a banda de no-wave DNA e se juntou a Arto Lindsay e companhia – tarde demais, contudo, para participar da coletânea de canções do gênero compilada por Brian Eno.

O som da banda DNA mudou quando Wright se juntou a eles – ele tocava baixo, enquanto o precursor dele no grupo era tecladista – e o trio influenciou uma série de bandas punk e roqueiros underground, incluindo o Sonic Youth.

Wright foi integrante do DNA até o fim do grupo, em 1982. Ele trabalhou com Eno e David Byrne no disco My Life in the Bush of Ghosts. Antes de morrer, ainda compunha e trabalhava como músico e técnico de turnês.