Diretor Zé Celso morreu na manhã desta quinta-feira, 6, após incêndio em apartamento
Publicado em 06/07/2023, às 09h33 - Atualizado às 09h56
Morreu o dramaturgo Zé Celso aos 86 anos na manhã desta quinta-feira, 6. O diretor estava internado na UTI no Hospital das Clínicas em São Paulo após um incêndio em seu apartamento.
Zé Celso foi internado na manhã da última segunda-feira, 4, com 60% do corpo queimado. O apartamento do dramaturgo pegou fogo nesta manhã. Vizinhos relataram que o incêndio começou devido a um curto-circuito no ar condicionado (via Jornal O Globo).
Ainda de acordo com relatos, havia três pessoas além de Zé Celso no apartamento, seu marido Marcelo Drummond e o ator Victor Rosa, responsável por tirar Zé Celso do apartamento. Segundo ele, o diretor estava deitado no chão com muitas queimaduras.
+++LEIA MAIS: Barbie: Executivo da Mattel diz que filme não é feminista; Margot Robbie responde
As demais vítimas não foram identificadas e estão sob observação médica, inclusive o cãozinho de estimação do dramaturgo, chamado Nagô, também está em uma clínica veterinária em observação.
Um dos fundadores do Teatro Oficina, Zé Celso desafiou a repressão da ditadura no palco nos anos 1960. Herdeiro direto da antropofagia modernista, rompeu com o modelo europeizado e com as formalidades do teatro clássico.
"Vento Forte para Papagaio Subir" e "A Incubadeira" foram suas primeiras peças, responsável por seu lançamento e crescimento no teatro brasileiro. Posteriormente, faria da adaptação de "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade, um dos exemplos do rompimento transgressor que propunha.