Morre Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’, aos 75 anos
O ator que interpretava Shang Tsung foi vítima de um AVC, segundo comunicado em Instagram oficial
Gabriela Nangino (@gabinangino)
Morreu nesta quinta-feira, 4, aos 75 anos, o ator e produtor de cinema nipo-americano Cary-Hiroyuki Tagawa, mais conhecido como o feiticeiro maligno Shang Tsung de Mortal Kombat. De acordo com um comunicado publicado em seu Instagram oficial, ele faleceu em decorrência de complicações de um AVC. O artista já havia sofrido um derrame anteriormente e morreu em sua casa, em Santa Bárbara, Califórnia, cercado por sua família.
“É com o coração pesado que nos despedimos de uma das pessoas mais maravilhosas para quem já trabalhamos”, informa o comunicado. “Graças a vocês, nossos queridos fãs, sua alma viverá para sempre através das memórias e do apoio que nos dedicam a ele! Pedimos a compreensão de todos enquanto sua família solicita privacidade neste momento difícil. Descanse em paz, rei Cary. Nós te amaremos para sempre”.
Ver essa foto no Instagram
Nascido em Tóquio, Japão em 27 de setembro de 1950, Tagawa se mudou para os Estados Unidos na adolescência e começou a atuar. Ele interpretou o personagem Shang Tsung pela primeira vez na adaptação cinematográfica de Mortal Kombat de Paul W.S. Anderson, em 1995, e reprisou o papel em 2013 na série de televisão Mortal Kombat: Legacy. Sua voz e imagem foram utilizadas para o personagem no videogame Mortal Kombat 11, de 2019.
Frequentemente escalado para papéis de vilão, o ator possui uma filmografia de destaque. Ele estrelou em outras grandes obras como O Último Imperador (1987) — vencedor de nove Oscars, incluindo Melhor Filme —, 007 – Permissão para Matar (1989), Massacre no Bairro Japonês (1991), Pearl Harbor (2001), Planeta dos Macacos (2001), Memórias de uma Gueixa (2005) e Elektra (2005), da Marvel.
Na TV, ele participou de séries como Jornada nas Estrelas: A nova geração (1987-1994), O Homem do Castelo Alto (2015-2019) e Perdidos no Espaço (2018–2021), reboot moderno da clássica série dos anos 60.
Ed Boon, cocriador de Mortal Kombat, prestou homenagem ao ator no X. “Perdemos uma lenda hoje”, publicou. “Cary-Hiroyuki Tagawa interpretou Shang Tsung no filme Mortal Kombat de 1995 e, infelizmente, faleceu aos 75 anos. Tivemos o privilégio de contar com sua atuação no primeiro filme de MK, mas também com seu incrível trabalho de dublagem no jogo Mortal Kombat 11.”
Ele continuou: “Cary era único. Ele combinava perigo, atitude e atletismo em seus papéis e sempre será lembrado como o homem que deu vida a Shang Tsung no cinema. Descanse em paz. Sua alma é eterna.”
We lost a legend today. Cary-Hiroyuki Tagawa @CHTOfficial played Shang Tsung in the 1995 Mortal Kombat film and sadly passed away at age 75. We had the privilege of his portrayal on the first MK film but also as an amazing voice actor in the Mortal Kombat 11 game.
Cary was one… pic.twitter.com/iAnTc0odGH
— Ed Boon (@noobde) December 5, 2025
Cary-Hiroyuki Tagawa deixa três filhos, Calen, Byrnne e Cana; e dois netos, River e Thea Clayton.
+++ LEIA MAIS: Com exibições gratuitas, Festival Mulheres no Cinema começa nesta quinta (4) em SP