Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morte de Christopher Reeve completa cinco anos

Famoso por interpretar o herói Super-Homem nas telonas, o ator faleceu aos 52 anos, após sofrer um ataque cardíaco

Da redação Publicado em 10/10/2009, às 14h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Christopher Reeve, em 1993 - AP
Christopher Reeve, em 1993 - AP

Natural da cidade de Nova York, o ator Christopher Reeve marcou a história do cinema ao interpretar o primeiro Super-Homem das telonas. Após passar por grave acidente ao cair de um cavalo, em 1995, o artista, então tetraplégico, passou o resto de seus dias sentado em uma cadeira de rodas até sofrer um ataque cardíaco fatal no dia 10 de outubro de 2004, aos 52 anos.

Disciplinado, estudioso e bom em esportes, Reeve teve seu primeiro contato com o teatro aos nove anos, quando foi aceito no elenco de uma peça escolar. Com o passar dos anos, ele se manteve engajado com o palco do colégio até entrar na Universidade de Cornell (EUA), para iniciar a carreira profissional de ator. Por volta de seus 18 anos, foi procurado por Stark Hesseltine, agente que representava atores como Michael Douglas, Susan Sarandon e Richard Chamberlain, para trabalharem juntos.

Nos anos seguintes, Reeve chegou a estudar com Robin Williams na Universidade de Juilliard. Em 1974, o ator fez sua primeira aparição na TV com uma ponta no filme Enemies, exclusivo para a telinha. Somente quatro anos depois é que o artista ganharia um espaço no cinema, ao fazer uma ponta no elenco de Gray Lady Down, com David Carradine e Charlton Heston.

Ainda em 1978, o ator recebeu um convite para participar das primeiras audições do filme Superman - O Filme, baseado nos quadrinhos de Jerry Siegel e Joe Shuster, da DC Comics. Depois de ler o roteiro de 300 páginas, Reeve viajou para Londres, onde faria o teste definitivo para o papel principal, e no caminho soube que Marlon Brando estaria na pele de Jor-El, o pai biológico do herói, e Gene Hackman seria o vilão Lex Luthor.

Com altura e aparência apropriadas para o personagem, o ator foi aconselhado a usar músculos falsos enquanto vivia o herói, porque era considerado muito magro. No entanto, ele se recusou a usar a roupa especial e se submeteu a um regime de treinamento físico de dois meses para ganhar massa corporal. O resultado, tanto da musculação quanto da atuação, rendeu suspiros da plateia feminina e boa críticas ao filme.

Enquanto gravava o primeiro filme da franquia Superman, Reeve também encarou as filmagens da continuação da história. Em 1980, Superman II chegou aos cinemas. Entre as duas produções, já elevado à categoria de astro, Reeve também foi visto nas telonas no elogiado filme Em Algum Lugar do Passado (1980).

Depois de participar de Armadilha Mortal, o ator voltaria ao papel de Clark Kent, no terceiro Superman, lançado em 1983. No ano seguinte, ele assumiria o personagem principal de The Bostonians, seguido por O Aviador, em 1985.

A essa altura, Reeve estava insatisfeito com o trabalho de Richard Lester como diretor de Superman (ele dirigiu segundo e terceiro longas da série) e só aceitou participar do quarto filme da franquia - lançado em 1987 - diante de uma condição: queria fazer parte do controle criativo da trama. Apesar do grande sucesso com o personagem, o ator decidiu voltar aos palcos após o término da produção. Na época, Reeve encarou papeis em diversos filmes somente para a televisão, atuando em poucos longas-metragens desenvolvidos para a telona, como Vestígios do Dia (1993), Apenas Bons Amigos (1994), A Cidade dos Amaldiçoados (1995) e Sem Suspeita (1995).

No dia 27 de maio de 1995, durante uma corrida de cavalos, Reeve caiu de seu animal e fraturou algumas vértebras, além de bater a cabeça. O acidente deixou o ator tetraplégico e dependente de aparelhos que o ajudassem a respirar. Incapacitado de mover qualquer parte de seu corpo abaixo do pescoço, o artista passou a promover o uso de células-tronco no tratamento de doenças e lesões. Ele fundou, inclusive, uma organização de caridade em prol da busca por uma cura com o uso de células-tronco.

Mesmo impossibilitado de se mover, Reeve ainda fez uma última aparição como ator no seriado Smallville, focado na versão adolescente de Clark Kent. No dia 10 de outubro de 2004, o astro havia faleceu em decorrência de um infarto no miocárdio. Ele deixou a esposa e atriz Dana Reeve, com quem era casado desde abril de 1992, e três filhos - dois deles fruto da união do ator com a modelo inglesa Gae Exton.