Mostra de cinema no Rio resgata a Hollywood dos anos 70

Sem Destino, Taxi Driver e MASH são alguns dos filmes na programação da mostra, que acontece até o dia 12 de fevereiro

Redação

A juventude tresloucada da Hollywood dos anos 70 é o foco de uma mostra de cinema no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 12 de fevereiro. O evento teve início na última sexta, 15.

Com filmes de Francis Ford Coppola, Woody Allen, Steven Spielberg, Martin Scorsese, John Cassavetes, George Lucas e Robert Altman, entre outros, a Mostra Hollywood – Década de 70 vem a reboque do recém-lançado livro Como a Geração Sexo, Drogas e Rock ‘N’ Roll Salvou Hollywood, do escritor e jornalista Peter Biskind, com passagem por publicações como Rolling Stone EUA e The New York Times.

O período abordado pela mostra ficou conhecido como “a década dos diretores”, pela marcante veia autoral de filmes que capturaram – e foram capturados – pelo espírito de seu tempo. Eram tempos de Woodstock (1969), ascensão e queda do punk, Guerra do Vietnã (que só terminou em 1975), revolução sexual a mil e discussão dos direitos autorais. Questões exploradas, direta ou indiretamente, em filmes como Sem Destino, Taxi Driver e Um Estranho no Ninho.

A programação terá, ainda, três debates, todos gratuitos, após sessões. Estarão nas mesas Pedro Butcher (na quarta, 20), o curta-metragista Rodrigo Modenesi (dia 27), o deputado federal Fernando Gabeira e o crítico Hernani Heffner (2 de fevereiro).

Confira abaixo a programação completa.

Mostra Hollywood – Década de 70

Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente, 476

R$ 10 (inteira); há meia-entrada;

Passaporte: (10 sessões) – R$ 50 (inteira)

Informações: 21 3284-7400

17 de janeiro, domingo

14h: Grey Gardens, de Albert Maysles e David Maysles (EUA, 1975. 100′)

16h: Um estranho no Ninho, de Milos Forman (EUA, 1975. 133′)

18h20: Sem Destino, de Dennis Hopper (EUA, 1969. 95′)

20h: Os Implacáveis, de Sam Peckinpach (EUA, 1972. 122′)

19 de janeiro, terça

14h30: O Exorcista, de William Friedkin (EUA, 1973. 122′)

17h: Chinatown, de Roman Polanski (EUA, 1974. 131′)

20h: Rede de intrigas, de Sidney Lumet (EUA, 1976. 121′)

20 de janeiro, quarta

14h30: Apocalipse Now, de Francis Ford Coppola (EUA, 1979. 153′)

17h: O Portal do Paraíso, de Michael Cimino (EUA, 1980. 149′)

20h: Na Porta do Paraíso: Hollywood na Década de 70. Debate com a participação de Pedro Butcher.

21 de janeiro, quinta

14h: Guerra nas Estrelas – O Império Contra-Ataca, de Irvin Kershner (EUA, 1980. 124′)

22 de janeiro, sexta

14h30: Todos os Homens do Presidente, de Alan Pakula (EUA, 1976. 138′)

17h: Noite de Estreia, de John Cassavetes (EUA, 1977. 144′)

20h: Kramer versus Kramer, de Robert Benton (EUA, 1979. 105′)

23 de janeiro, sábado

14h: Taxi driver, de Martin Scorsese (EUA, 1976. 113′)

16h: Bonnie e Clyde, de Arthur Penn (EUA, 1967. 112′)

18h: Johnny vai à guerra, de Dalton Trumbo (EUA, 1971. 111′)

20h: Ardil 22, de Mike Nichols (EUA, 1970. 122′)

24 de janeiro, domingo

14h: Todos os Homens do Presidente, de Alan Pakula (EUA, 1976. 138′)

17h: Taxi Driver, de Martin Scorsese (EUA, 1976. 113′

20h: Kramer versus Kramer, de Robert Benton (EUA, 1979. 105′)

26 de janeiro, terça

14h30: Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg (EUA, 1977. 135′)

17h: Norma Rae, de Martin Ritt (EUA, 1972. 110′)

20h: A última sessão de cinema (The Last Picture Show)

de Peter Bogdanovich (EUA, 1971. 126′)

27 de janeiro, quarta

14h30: Taxi driver, de Martin Scorsese (EUA, 1976. 113′)

17h: O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola EUA, 1972. 175′)

20h: Scorsese, Godard e a Hollywood da Década de 70. Debate com a participação de Rodrigo Modenesi.

28 de janeiro, quinta

14h: Ardil 22, de Mike Nichols (EUA, 1970. 122′)

16h: Rede de Intrigas, de Sidney Lumet (EUA, 1976. 121′)

18h: Johnny Vai à Guerra, de Dalton Trumbo (EUA, 1971. 111′)

20h: Os Três Dias do Condor, de Sidney Pollack (EUA, 1975. 117′)

29 de janeiro, sexta

14h: Bonnie e Clyde, de Arthur Penn (EUA, 1967. 112′)

16h: Bullit, de Peter Yates (EUA, 1968. 114′)

18h30: Sem Destino, de Dennis Hopper (EUA, 1969. 95′)

20h: Fernando Gabeira debate Sem Destino

30 de janeiro, sábado

14h: Touro Indomável, de Martin Scorsese (EUA, 1980. 129′)

16h15: MASH, de Robert Altman (EUA, 1970. 116′)

18h10: Bullit, de Peter Yates (EUA, 1968. 114′)

20h: Bonnie e Clyde, de Arthur Penn (EUA, 1967. 112′)

31 de janeiro, domingo

14h: Uma Mulher sob Influência, de John Cassavetes (EUA, 1974. 155′)

17h: O Iluminado, de Stanley Kubrick (EUA, 1980. 142′)

19h30: Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick (EUA, Inglaterra, 1971. 136′)

2 de fevereiro, terça

14h30: O Iluminado, de Stanley Kubrick (EUA, 1980. 142′)

17h: Noite de Estreia, de John Cassavetes (EUA, 1977. 144′)

19h30: Uma Mulher sob Influência, de John Cassavetes (EUA, 1974. 155′)

3 de fevereiro, quarta

14h30: Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick (EUA, Inglaterra,1971. 136′)

17h: Chinatown, de Roman Polanski (EUA, 1974. 131′)

20h: John Alonzo e a fotografia de Chinatown: debate com Hernani Heffner.

4 de fevereiro, quinta

14h: Corações e mentes, de Peter Davies (EUA, 1974. 112′)

16h: Apocalipse Now, de Francis Ford Coppola (EUA, 1979. 153′)

5 de fevereiro, sexta

14h: Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick (EUA, Inglaterra, 1971. 136′)

16h30: O Iluminado, de Stanley Kubrick (EUA, 1980. 142′)

20h: Cinzas no Paraíso (Days of Heaven)

de Terrence Malick 1978. 94′)

6 de fevereiro, sábado

14h: Cinzas no Paraíso, de Terrence Malick 1978. 94′)

16h: Klute, o Passado Condena, de Alan Pakula (EUA, 1971. 114′)

18h: Annie Hall: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen (EUA, 1977. 93′)

20h: Kramer versus Kramer, de Robert Benton (EUA, 1979. 105′)

7 de fevereiro, domingo

14h: Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg (EUA, 1977. 135′)

17h30: Guerra nas Estrelas – O Império Contra-Ataca, de Irvin Kershner (EUA, 1980. 124′)

20h: THX 1138, de George Lucas 1971. 88′)

9 de fevereiro, terça

14h: O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola (EUA, 1972. 175′)

17h: Todos os Homens do Presidente, de Alan Pakula (EUA, 1976. 138′)

20h: Os Três Dias do Condor, de Sidney Pollack (EUA, 1975. 117′)

10 de fevereiro, quarta

14h30: Annie Hall: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen (EUA, 1977. 93′)

16h: MASH, de Robert Altman (EUA, 1970. 116′)

18h: Corações e Mentes, de Peter Davies (EUA, 1974. 112′)

20h: THX 1138, de George Lucas (EUA, 1971. 88′)

11 de fevereiro, quinta

14h30: O Portal do Paraíso, de Michael Cimino (EUA, 1980. 149′)

18h: Norma Rae, de Martin Ritt (EUA, 1972. 110′)

20h: O Exorcista, de William Friedkin (EUA, 1973. 122′)

12 de fevereiro, sexta

14h: Touro Indomável, de Martin Scorsese (EUA, 1980. 129′)

17h: Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes (EUA, 1974. 155′)

20h: A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich (EUA, 1971. 126′)

TAGS: cinema