Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Mostra em São Paulo exibirá três filmes de terror raros

O Anjo da Noite (1974) e O Sósia da Morte (1975) foram restaurados e ganharam novas cópias em 35mm

Pedro Antunes Publicado em 15/09/2012, às 10h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Anjo da Noite - Reprodução
O Anjo da Noite - Reprodução

O susto não é sinônimo de terror – por mais que as produções de Hollywood insistam em dizer o contrário. E o gênero, que pouco pegou entre as produções nacionais, ganha uma chance com a mostra Horror no Cinema Brasileiro, que desde fevereiro ocupa as salas da Cinemateca Brasileira com três filmes raros diferentes por mês.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Entre os dias 21 e 26, chega o sétimo lote escolhido a dedo pelo curador e cineasta Eugenio Puppo, em uma parceria entre a produtora Heco Produções e a Cinemateca. O Anjo da Noite (1974), O Sósia da Morte (1975) e A Reencarnação do Sexo (1981) são os escolhidos da vez. Os dois primeiros, aliás, precisaram ser completamente restaurados e ganharam novas cópias em 35mm. Filmes de uma geração cujas portas foram abertas por José Mojica Martins, o Zé do Caixão, com À Meia-Noite Levarei Sua Alma, lançado em 1964.

Tudo faz parte de um projeto iniciado em 2002, com o início de pesquisas e catalogação do trabalho do Zé do Caixão, que culminou em uma mostra em 2007. E, em parceria com o jornalista Carlos Primati, o projeto cresceu para a catalogação de todo o cinema fantástico produzido por aqui, que pode ser acessado por meio do site Portal do Cinema Brasileiro. Em 2009, a mostra chegou a Brasília, ainda no fim daquele ano, ao Rio de Janeiro e, em fevereiro de 2012, a São Paulo.

Os escolhidos para a exibição em setembro partilham de um terror que é mais interno, enlouquecedor. “A morte está muito próxima neles”, diz Puppo.

O Anjo da Noite, dirigido por Walter Hugo Khouri (1929 – 2003), levou três prêmios no Festival de Gramado, e retrata uma babá atemorizada por telefonemas anônimos enquanto cuida de duas crianças em um casarão em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Os outros dois longas seguem a mesma linha sofisticada, com um pouco de erotismo no caso de A Reencarnação do Sexo, de Luiz Castellini, cuja trama apresenta um pai enlouquecido e atormentado pelos espíritos da filha e do namorado, o jardineiro da família. Neste, por exemplo, a trilha sonora possui Milton Nascimento acompanhado pela banda Som Imaginário, que o acompanhou no início da década de 70.

A música é o grande trunfo de O Sócia da Morte e acompanha os momentos de tensão na vida de um professor adúltero (ele mantém um caso com uma aluna) perseguido por um sósia. A trilha foi criada pelo maestro Rogério Duprat, responsável por arranjos tropicalistas de Os Mutantes, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros. “A música é fundamental para o andamento deste filme”, opina o curador.

Três exemplos que não desmerecem a obra de Mojica e a importância do personagem Zé do Caixão, mas que procuram o terror de outra maneira. Talvez até com um sustinho ou outro.

Programação de setembro

Dia 21 de setembro:

O Anjo da Noite, às 0h

Dia 22 de setembro:

O Sósia da Morte, às 14h

A Reencarnação do Sexo, às 16h

Dia 26 de setembro:

O Anjo da Noite, às 20h30

Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana

Informações: 3512-6111 ou no site da Cinemateca

Ingressos: R$ 8