Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Mulheres dirigiram número recorde de filmes em 2020, aponta estudo

O estudo também descobriu que com diretoras, as chances de outras mulheres preencherem cargos importantes são maiores

Redação Publicado em 03/01/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Petra Costa (Foto: Reprodução / Instagram)
Petra Costa (Foto: Reprodução / Instagram)

De acordo com um novo estudo da America’s San Diego State University, o número de mulheres responsáveis pela direção de filmes bateu recorde em 2020. 

+++LEIA MAIS: 8 diretoras que fizeram história no cinema brasileiro: de Petra Costa com Democracia em Vertigem a Renata Pinheiro com De Pernas pro Ar

O Centre for the Study of Women in Television and Film (“Centro para o Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema”, em tradução livre) da universidade descobriu que as mulheres representaram 16% dos diretores nos 100 filmes de maior bilheteria em 2020. Em 2019, este número era 12% e apenas 4% em 2018, via Variety

As mulheres representaram 21% de todos os diretores, escritores, produtores executivos, produtores, editores e cinegrafistas que trabalharam em filmes de maior bilheteria em 2020. Este número é menor na pesquisa de “filmes assistidos em casa”, com apenas 10% de representação feminina. 

+++LEIA MAIS: História de Marielle Franco será retratada em nova série documental

“A boa notícia é que já vimos dois anos consecutivos de crescimento para as mulheres que dirigem. Isso quebra um padrão histórico recente no qual os números tendem a subir um ano e cair no outro. A má notícia é que 80% dos melhores filmes ainda não têm uma mulher no comando”, explicou Martha Lauzen, que supervisionou a pesquisa, em nota. 

Nos 100 filmes de maior bilheteria de 2020, as mulheres representaram 28% dos produtores, 21% dos produtores executivos, 18% dos editores, 12% dos escritores e apenas 3% dos cineastas. O estudo também descobriu que filmes com pelo menos uma diretora têm muito mais probabilidade de contratar mulheres para preencher outros cargos importantes no set.

+++ LEIA MAIS: Democracia em Vertigem é eleito um dos melhores filmes do ano pelo New York Times

Apesar dos avanços, 67% dos principais filmes empregaram entre zero e quatro mulheres nos papéis mais importantes de bastidores. Para refletir sobre o contraste com a presença dos homens, mais de 70% dos filmes empregaram 10 ou mais homens como diretores, escritores e outros cargos importantes.


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++SHOWS QUE PERDEMOS EM 2020 | ROLLING STONE BRASIL