Música Queen é eleita a mais inspiradora de todos os tempos, diz estudo; ouça o top 10
Pesquisador se propôs a analisar temática das canções, o tom e seu andamento, para encontrar a música perfeita para fazer ouvinte se sentir bem
Redação
Com o sucesso de Bohemian Rhapsody, o filme que recorda a passagem de Freddie Mercury pelo Queen, o quarteto inglês voltou aos holofotes.
Um pesquisador chamado Jacob Jolij, neurocientista cognitivo da universidade de Groningen, na Holanda, encontrou uma explicação científica para o sucesso de uma das músicas da banda.
Ele está falando de “Don’t Stop Me Now”, faixa lançada no disco Jazz, do Queen, de 1979. De acordo com o Doutor Jolij, a canção é aquela a atingir a maior pontuação na sua fórmula para determinar como uma música pode inspirar aquele que a ouvir.
A fórmula em questão traz a combinação de três elementos, segundo ele, essenciais. São eles: a temática dos versos, o tom da música e o seu andamento.
Esses três fatores são transformados em números e, combinados, estabeleceram a música do Queen como a mais bem posicionada no ranking. Em sequência, de acordo com o neurocientista, vêm: “Dancing Queen” (do Abba) e “Good Vibrations” (dos Beach Boys).
Veja a lista completa das canções mais inspiradores de todos os tempos, segundo o estudo do do Doutor Jacob Jolij:
1) Queen – Don’t Stop Me Now
2) Abba – Dancing Queen
3) The Beach Boys – Good Vibrations
4) Billie Joel – Uptown Girl
5) Survivor – Eye of the Tiger
6) The Monkees – I’m a Believer
7) Cyndi Lauper – Girls Just Wanna Have Fun
8) Bon Jovi – Living on a Prayer
9) Gloria Gaynor – I Will Survive
10) Katrina & The Waves – Walking on Sunshine