Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Na Jamaica, originais de Bob Marley estão desaparecidos

Gravações e vídeos dos anos 70 sumiram de arquivos oficiais

Da redação Publicado em 07/01/2008, às 10h12 - Atualizado às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
AP
AP

Discos de vinil, fitas de vídeo e CDs dos ícones do reggae Bob Marley e Peter Tosh, com material gravado na década de 70, desapareceram dos arquivos da Jamaica Broadcasting Corp., rede de rádio e TV jamaicana. A informação foi divulgada por autoridades do país no último sábado, 5.

Na semana passada, funcionários de uma nova rádio, a Public Broadcasting Corp., notaram a falta dos discos ao procurá-los para montar um programa de estréia.

Entre os vídeos, por exemplo, havia o registro histórico de uma visita de Fidel Castro à Jamaica, em 1977, e as filmagens do show One Love Peace Concert, de 1978, em que Bob Marley chamou rivais políticos ao palco para que apertassem as mãos.

A ministra da Informação da Jamaica, Olivia Grange, disse a agências internacionais de notícias que o possível roubo dos vídeos e gravações é um marco na história da ilha. À AP, músicos e ex-empregados da JBC criticaram o governo por falta de manutenção. "O mais recente acontecimento é uma desgraça nacional", protestou um ex-gerente de programação da JBC.