Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Nada de Vingadores: Filmes da Disney com protagonistas femininas são os que mais interessam aos brasileiros

Pesquisa mostra que Capitã Marvel, Frozen e Moana foram os filmes mais procurados da empresa

Redação Publicado em 28/07/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brie Larson em Capitã Marvel (Foto:Reprodução)
Brie Larson em Capitã Marvel (Foto:Reprodução)

Neste ano, a Disney acumulou alguns bilhões ao lançar nos cinemas alguns dos principais filmes do ano como Vingadores: Ultimato, Homem-Aranha: Longe de Casa, O Rei Leão, Toy Storye Aladdin. Porém, esses não foram as produções de maior interesse para os brasileiros. 

A SEMrush, software especializado em buscas competitivas, divulgou nesta semana uma lista de quais são os filmes da Disney mais pesquisados por brasileiros em sites de busca, como o Google e o Bing, durante o período de julho de 2017 e julho de 2019. Descobriu em uma análise que os filmes mais populares são aqueles com mulheres e garotas como protagonista.

+++ LEIA MAIS: Disney exclui cena de Toy Story 2 que fazia piada com assédio sexual  

O longa mais procurado na internet foi Capitã Marvel(2019), a heroína independente, com 8,5 milhões de buscas no período, principalmente no início deste ano. A medalha de prata foi para Frozen(2013), filme da história da rainha Elsa e princesa Anna, com 8,2 milhões de pesquisas. Depois, surge Moana (2017), a garota que arrisca a vida em uma aventura para ajudar sua tribo, com 7,1 milhões de buscas. 

O que todos esses filmes têm em comum? A independência feminina. Nos três casos, as protagonistas fogem do esteriótipo de princesas em perigo ou em busca do amor. De fato, não têm interesses românticos no decorrer da trama, e buscam, de modo independente, vencerem os obstáculos e conseguirem sair como heroínas. 

+++ LEIA MAIS: As mulheres estão dominando os programas de TV, e mudando eles para melhor 

São mais três filmes para uma nova visão pioneira da Disney. Se antes apresentava frágeis e esbeltas princesas em seus longas, desde 1998 e o lançamento de Mulan, a guerreira à Joana D’Arc, isso mudou: agora, as princesas têm objetivo heróico.

Seguiram-se a ela Tiana, garota da época boêmia de Nova Orleans que luta para ter seu restaurante em A Princesa e o Sapo(2009), a estabanada Rapunzel em Enrolados (2011), a dona de si Merida em Valente(2012), além das personagens já citadas. 

Mas a pesquisa da SEMrush também mostrou que os blockbusters mais esperados não ficaram de fora, tampouco. Star Wars, franquia de George Lucas, foi o 4º filme mais buscado (6,9 milhões), e Vingadoresestá logo atrás com (6,1 milhões) no top 5.

Fechado o ranking de 10 termos mais buscados estão, em seguida, Toy Story4 (4,1 milhões), Aladdin (3,4 milhões), Toy Story(2,7 milhões), Branca de Neve (2,6 milhões) e Fantasia (2,4 milhões).  

+++ SESSION ROLLING STONE: Francisco, El Hombre abre um diálogo sobre depressão com "Parafuso Solto :: Peso Morto"